fbpx
Pular para o conteúdo

Masmorra RPG: Manual para aventuras em dungeons

masmorra rpg

Masmorra (RPG) é um tipo de cenário em jogos de fantasia em que os heróis navegam em um ambiente de labirinto (também chamado de dungeon), lutando contra vários monstros, evitando armadilhas, resolvendo quebra-cabeças e saqueando qualquer tesouro que possam encontrar.

Alguns exemplos desses cenários podem ser complexos de criptas, cavernas naturais, fortalezas, minas, templos e torres.

Aventuras em dungeons normalmente são feitas para a porrada estancar sem dó, onde o desafio é justamente chegar vivo até o final e conseguir o tesouro escondido nas profundezas do desconhecido. Não espere por uma aventura muito focada na história e no desenvolvimento do personagem (até porque ele pode morrer facilmente).

Apesar da masmorra RPG já ser um ambiente bem conhecido pela galera do hobby, existem algumas peculiaridades que você deve se atentar caso queira conduzir uma boa aventura desse tipo e que pode deixar seus jogos muito mais divertidos.

Neste post você confere os 6 aspectos mais importantes de uma aventura em masmorra, que são: Portas, Movimentação, Descanso, Exploração, Armadilhas e Monstros Errantes.

Portas

Masmorras geralmente têm muitas portas que dão acesso a muitas salas, que faz todo o lugar se tornar um grande labirinto. Além das portas abertas que permitem a passagem livre dos personagens, as masmorras ainda possuem aquelas que:

Estão emperradas

Portas se desgastam dentro de masmorras e podem ficar emperradas. A chance de forçar uma porta emperrada depende da Força do personagem ou do poder que é jogado contra ela. Aliás, uma tentativa fracassada de forçar a abertura de uma porta elimina qualquer possibilidade de surpresa que o grupo possa ter contra qualquer monstro do outro lado da porta, visto o barulho que fez.

Estão trancadas

Fechaduras podem ser abertas por um personagem proficiente em gazuas ou abertas por magia, um clássico.

São secretas

Claro que algumas portas estão secretamente escondidas atrás de quadros, armários ou ocultas magicamente na própria parede. Confira no seu sistema escolhido como os aventureiros podem encontrar essas passagens.

Portas fecham sozinhas

Além disso, portas abertas por aventureiros (por qualquer meio) provavelmente se fecharão depois de passarem, é um clássico do estilo. Para evitar isso, as portas podem ser mantidas abertas usando alguma cunha ou apoio.

Monstros abrem portas

Monstros que vivem na masmorra geralmente podem abrir portas (mesmo portas presas), a menos que estejam bloqueadas, magicamente fechadas ou presas com pregos.

Escutar o que tem do outro lado

Vez ou outra um personagem vai tentar escutar o que tem atrás da porta e é importante que você se atente como isso é feito no sistema escolhido (lembrando que alguns monstros não emitem sons ou são muito furtivos).

Movimentação

Explorar o desconhecido

Ao andar por novas áreas da masmorra os personagens devem se deslocar mais lentamente visto que estão explorando, atento aos seus passos, mapeando, tentando ficar quietos e evitar obstáculos. Destaque isso durante a narrativa.

Andar por áreas descobertas

Já em áreas onde os personagens passaram ou possuem um mapa, eles podem se deslocar de forma mais livre, porém quais novos desafios podem aparecer nessas áreas e pegá-los de surpresa?

Descanso

Escuridão, acúmulo de gases, monstros perigosos, tudo isso drena os recursos dos personagens quando estão explorando masmorras, um dos ambientes mais hostis do RPG. 

Logo, é importante manejar a quantidade de descansos que os personagens devem ter para recobrar um pouco o fôlego e prosseguir para as profundezas do desconhecido.

Frequência

Personagens devem fazer descansos frequentes quando estão explorando masmorras. 

Consulte seu sistema utilizado para regras de descanso, mas tente dar oportunidade para os personagens tomarem um fôlego pelo menos a cada uma hora de exploração no ingame.

Penalidades por não descansar

A fala de descanso é fator decisivo dentro de masmorras e pode significar a obliteração de todo o grupo. Assim, gerencie como os personagens estão parando e como estão se recuperando de ferimentos e cansaço. 

Se quiser deixar a masmorra mais letal, reduza as oportunidades de descanso dos personagens e veja a escassez de recursos tomar conta do grupo.

Exploração

Dentro de masmorras os personagens estarão o tempo todo procurando por coisas, principalmente por portas secretas, armadilhas e, claro, tesouros. Existem 3 fatores que você precisa levar em conta durante as buscas em masmorras:

Tempo na masmorra RPG

Procurar leva tempo, um dos recursos mais valiosos dentro da masmorra, já que quanto mais tempo ali dentro mais risco de topar com um monstrengo ou ser atingido por uma neblina tóxica vindo da fenda de uma rocha.

Consulte no seu sistema como o tempo é manejado nas buscas e faça questão de mostrar o mesmo passando através de descrição apurada. Masmorras não são parques! Você quer sair de lá o mais rápido possível.

Dados

A maioria dos sistemas trazem regras para procurar coisas. Estude bem esse tópico e lembre-se sempre de usar rolagens somente quando a cena puder escalar a tensão da aventura. 

Se não tiver nada naquela cadeira só fale que não tem nada, não peça uma rolagem para falar que não tem nada.

Única tentativa

Ponto polêmico, mas recomendo muito que cada personagem possa fazer a busca em determinado local somente uma vez, se falhar algo acontece que impede de buscar novamente. 

Se o personagem tiver infinitas chances de buscar algo ele vai acabar encontrando, o que não faz sentido colocar algum tipo de impedimento, já fala logo que ele encontrou.

Armadilhas na masmorra RPG

Oh yeah, se tem dungeon tem armadilhas \o/ “ao abrir a porta você ouve um leve estalo dentro da parede e um som de engrenagens se movendo, em um piscar de olhos você sente seu corpo leve enquanto o chão se abre abaixo dos seus pés, revelando um abismo que você não vê o fundo, faz um save de destreza”.

Exemplos de armadilhas

  • Pedra rolante;
  • Gás venenoso;
  • Névoa, inofensivo, parece gás venenoso;
  • Poço: Abre sob os pés dos personagens, causando dano de queda em qualquer um que caia;
  • Lâmina de foice: Balança do teto.

Existem basicamente 2 tipos de armadilhas em masmorras:

Armadilhas de sala

Grandes armadilhas projetadas para afetar qualquer pessoa que entre em uma determinada área (por exemplo, um poço que se abre no chão quando passa por cima ou uma placa de pressão que faz flechas serem disparadas das paredes).

Armadilhas de item

Pequenas armadilhas colocadas em um item, para evitar que ele seja adulterado ou roubado (por exemplo, uma agulha envenenada em um baú ou fechadura).

Acionando armadilhas

Cada armadilha é acionada por uma ação específica (por exemplo, abrir uma porta ou caminhar sobre uma área específica).

Você deve se atentar a chance de ativar a armadilha e o dano que ela causa.

Os monstros normalmente passam livremente por armadilhas em masmorras pela força do plot, mas se quiser deixar mais realista você pode pensar em uma explicação para isso.

Procurando por armadilhas na masmorra RPG

Cada sistema mostra uma peculiaridade na busca por armadilhas, é importante que você entenda bem essa parte das regras para utilizá-las com maestria durante o jogo.

Monstros errantes

Masmorras estão repletas de criaturas grotescas e perigosas, prontas para atacar os aventureiros. 

Esse tipo de aventura é uma das poucas que funciona bem com o uso de tabelas aleatórias para geração de encontros, pois de tempos em tempos, monstros irão cruzar o caminho dos personagens para atacá-los (lembre-se: pouca conversa e mais pancadaria nesse tipo de aventura).

Três coisas que você deve levar em conta ao povoar a dungeon com monstros é a frequência que eles aparecem, a chance de perceberem os aventureiros e a distância que eles se encontram do grupo.

Conclusão sobre masmorra RPG

Masmorras (com ou sem dragões) acompanham o RPG desde o seu surgimento na década de 70. É um tipo de aventura bem específica para aqueles que querem um jogo mais focado em táticas e com dificuldade na superação de desafios impostas pelo próprio sistema, como através das habilidades dos monstros e armadilhas.

É importante que você escolha bem o sistema que vai usar para esse tipo de aventura, onde eu recomendo D&D, Pathfinder, DCC ou Maze Rats que irão te fornecer as ferramentas necessárias para facilitar sua vida nesse tipo de jogo. Dungeon World pode servir também caso você não queira um jogo tão tático.

Gosta desse tipo de aventura? Me conte na sessão de comentários abaixo e compartilhe com um amigo.

Jogue bem, para jogar sempre.

Referências e créditos

https://oldschoolessentials.necroticgnome.com/srd/index.php/Dungeon_Adventuring

https://oldschoolessentials.necroticgnome.com/srd/index.php/Designing_a_Dungeon

https://www.reddit.com/r/rpg/comments/82nuzq/best_system_for_dungeon_crawling/

Imagem da capa: Dungeon Vectors by Vecteezy

Leia também:

3 comentários em “Masmorra RPG: Manual para aventuras em dungeons”

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *