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Cyberpunk rpg de mesa: Estes 8 elementos são essenciais

Homem desolado olhado para carro em Cyberpunk RPG de mesa.

Se você está pesquisando sobre o cenário Cyberpunk RPG de mesa, nesse artigo eu vou te falar oito das principais características que todo jogo de RPG ou todo cenário de RPG de Cyberpunk precisa ter.

Inclusive, o quarto ponto aqui é extremamente importante e se você não colocar no seu jogo, possivelmente você não vai ter um jogo caracterizado como um jogo de Cyberpunk RPG de mesa. Então, leia até o final para você pegar todos esses pontos.

Meu nome é Luiz Oliveira, aqui do Rpgtips. Aqui eu deixo dicas para você se tornar um mestre de RPG cada vez melhor e assim jogar sempre. Hoje, eu vou falar sobre esse cenário aqui que é o Cyberpunk, que é um cenário que eu gosto bastante. É um cenário que eu acompanho há bastante tempo.

A gente sabe que o Cyberpunk tem uma longa história, desde os primeiros lançados até os mais recentes, inclusive com jogos eletrônicos. Mas talvez você esteja querendo puxar um jogo de Cyberpunk dentro do seu próprio jogo de mesa de RPG. Você vai notar que o Cyberpunk RPG de mesa é um conjunto de regras junto com um cenário próprio que é chamado Cyber Punk.

Porém, você não precisa necessariamente do jogo original que é o Cyberpunk de capa preta escrito em vermelho. Você pode fazer uma adaptação desse cenário para qualquer sistema que você estiver utilizando, seja um sistema próprio ou algum dos sistemas mais consolidados.

E dentro desse tipo de cenário futurista, um cenário que a humanidade já está muito avançada, você não pode esquecer de colocar esses oito pontos que a gente vai falar aqui hoje.

Menina hacker vislumbra cidade cyberpunk com luzes, metal e neon.
Em Cyberpunk o mundo brilha de neon e metal.

Estética Cyberpunk RPG de mesa: Cabos, fios e neon

O primeiro deles é que todo cenário de Cyberpunk você precisa colocar fios, objetos cromados e muito neon. Essas três principais características são o que marca de forma mais emblemática o cenário de Cyberpunk.

Sempre que você imaginar uma cena em Cyberpunk, ao descrevê-la no seu RPG, seja como mestre ou como jogador que esteja querendo visualizar melhor, você sempre deve pensar nesse ambiente de Cyberpunk baseado em muitos fios, cabos, energia por todo lado, coisas cromadas, de metal, e também os neons que fazem toda a iluminação.

Isso marca bastante o cenário de Cyberpunk, pois como há alta tecnologia, é necessário levar essa energia que alimenta essas máquinas.

Logo, há muitos cabos levando energia, cabos de alta tensão, cabos subterrâneos em túneis e cabos também nas ruas.

Então, você vê que há esse contraste do metal cromado com o neon, que cria essa característica emblemática. Assim, a primeira coisa é você colocar isso no seu mundo na hora que você for configurar as suas cenas.

Perda da identidade

A segunda coisa extremamente importante nesse tipo de cenário é você mostrar que as pessoas perderam sua identidade por conta da tecnologia.

A tecnologia nesse tipo de cenário, que já é muito futurista, daqui a cinquenta, cem ou duzentos anos do que é agora, você vai notar que as pessoas estão tão imersas na tecnologia ou tão atreladas a ela que elas começam a perder até mesmo seu lado mais humano e sua identidade pessoal diante do poder dessas influências da tecnologia, seja das mídias, seja da publicidade ou seja mesmo dos recursos tecnológicos que vão entrando na vida das pessoas, inclusive diretamente no corpo delas.

Portanto, coloque como essa tecnologia afeta a vida das pessoas, fazendo com que percam um pouco das relações humanas mais básicas.

Elas estão mais mecanizadas, ou elas estão mais difíceis de serem notadas. E você pode até trabalhar isso como um pano de fundo na sua campanha, na sua aventura de Cyberpunk RPG de mesa, mostrando como isso afeta os seres humanos.

Você pode colocar um povoado lá onde as pessoas vivem de forma mais antiga, e aí elas têm uma identidade mais humana, que faz contraste com as pessoas do futuro que já estão totalmente interligadas com a tecnologia e perderam um pouco disso.

É bem interessante abordar isso também no seu cenário. Lembre-se de colocar isso, as pessoas perdendo sua identidade com a tecnologia.

Pessoas imersas em tecnologia ignoram umas as outras em Cyberpunk RPG de mesa.
Pessoas altamente conectas e isoladas em Cyberpunk.

Realidade simulada

A terceira coisa que não pode faltar no seu cenário de Cyberpunk é a questão de toda a realidade simulada criada dentro dessa alta tecnologia.

Portanto, você vai ver que a tecnologia realmente se desenvolveu tanto que as pessoas estão dentro da tecnologia, não é mais algo separado, como temos hoje, onde o celular está fora da vida da pessoa. Não, já está totalmente integrado na pessoa, como se fosse um acessório natural.

As pessoas usam muito a realidade simulada, elas têm máquinas conectadas ao corpo diretamente, não têm celulares, não têm coisas externas. Já têm um computadorzinho na mão, ou senão só olham, o computador está no olho da pessoa.

Isso gera todo um ambiente caótico, e é claro, como a gente vai ter outro ponto que vamos falar aqui, tudo está relacionado à grana, ao dinheiro.

Você tem que ver que toda essa interface está conectada ao sistema de spam, ao sistema de anúncios, ao sistema de tudo. Essa tecnologia está relacionada a fazer a economia girar nesse mundo do metaverso.

Então, explore isso bastante. O jogador está usando o celular dele mentalmente, ele não precisa mais olhar, as coisas aparecem em sua visão.

Coloque um spam ali para aparecer na hora, coloque um anúncio de uma nova arma que está sendo lançada, que faz trinta e cinco mil disparos por segundo. Ou senão um canhão a laser aparece na frente dele para ele apertar. Isso mostra bastante como o mundo está bombardeando as pessoas o tempo todo com anúncios, porque não há mais separação. A tecnologia está integrada. Portanto, olhe para o seu braço e há um anúncio nele. Lembre-se de colocar isso também em sua mesa.

Integração tecnológica

Ainda relacionado a isso, um quarto ponto importante é você colocar a tecnologia integrada na pessoa. Não é mais separado, como eu disse. É integrado, e por exemplo, principalmente com chips no cérebro que conectam a pessoa à máquina.

Então, você não coloca dispositivos externos como tablets, celulares ou carros com interfaces que a pessoa tenha que apertar. Isso não existe mais, está muito avançado. Tudo é baseado em estímulos cerebrais, seja a pessoa enxergando naturalmente ou um campo de energia gerando essas coisas.

É difícil ter dispositivos de conexão nas mãos, a não ser que seja uma conexão mais avançada, como supercomputadores, que é o caso do próximo tópico.

Tecnologia integrada em modelo mulher em Cyberpunk RPG de mesa.
A tecnologia está integrada nas pessoas em Cyberpunk RPG.

Acesso à Matrix em Cyberpunk RPG de mesa

O quinto ponto é muito importante, que no Cyberpunk você também tem acesso à Matrix, que é a coisa mais marcante do Cyberpunk. É a Matrix do filme mesmo, só um pouco diferente, porque as pessoas não estão desconectadas. Elas têm ciência de que a Matrix existe e é um pouco diferente.

Apenas algumas pessoas têm acesso à Matrix. Não é para todas as pessoas, como o metaverso, onde todo mundo acessa, usa realidade aumentada no dia a dia, coisa comum.

Agora, hackers ou pessoas que têm a capacidade de acessar as bases de dados, principalmente as bases de dados das empresas, são pessoas importantes dentro do cenário. Serão caçadas pelas empresas de todas as formas e também podem ser personagens de jogadores, NPCs interessantes que aparecem no seu jogo.

Valorize isso, trabalhe com a Matrix e o metaverso, com esses dois ambientes que serão bem legais.

Conexões onipresentes

E você tem que deixar claro no seu cenário que tudo está conectado. As pessoas estão conectadas entre elas, com os objetos e com o universo como um todo. Não há mais essa desconexão que temos hoje. Se você ficar sem o celular por algum momento, você está desconectado. Isso não acontece mais. As pessoas estão conectadas o tempo todo em tudo.

Então, você passa por um lugar e já pega informações automaticamente. Isso não é mais algo de alto custo no futuro. Você vai notar que as pessoas têm acesso a isso.

Porém, quanto mais pobre a pessoa for naquele universo, mais ela lidará com a questão dos anúncios, com a inundação de informações para compensar o uso e baratear o preço dos equipamentos. Os preços sobem por causa dessas outras coisas e os impulsos de comércio.

Controle empresarial

Você também tem que trabalhar muito bem no seu cenário a questão da ambientação voltada para o capitalismo, que moldou esse mundo de Cyberpunk. Mostre que o controle das empresas é autoritário. Não estou falando bem do mau capitalismo aqui, mas é o cenário.

Veja que as empresas se tornaram tão poderosas nesse tipo de universo que quase não há governo. Os governos são apenas simbólicos. O que realmente controla a sociedade são as empresas, principalmente as grandes corporações de tecnologia e de recursos naturais.

Como os recursos naturais se tornaram escassos por causa do crescimento das cidades, não há muitas áreas de recursos naturais. Então, esses recursos são controlados por grandes corporações.

Portanto, deixe isso bem destacado. Coloque NPCs que são mercenários ou que são contratados pelas grandes empresas para realizar serviços. Os próprios personagens dos jogadores podem ser esse tipo de pessoa. Coloque isso, deixe sempre destacado.

Mas como você destaca isso na descrição? Coloque outdoors, por exemplo, os jogadores olham e já veem, como eu mencionei, a pessoa está conectada, então olha para a parede, a parede é branca, mas ela vê o outdoor.

E você pode até hackear o sistema para tentar remover isso, é todo um cenário para você trabalhar. Mas coloque isso, deixe as pessoas dos NPCs sendo bombardeadas por isso e as pessoas o tempo todo mostrando que as grandes corporações estão tomando conta do mundo.

Empresário e mercenário persegue aventureiros em Cyberpunk RPG de mesa.
Os guardas das corporações irão perseguir os personagens dos jogadores em Cyberpunk.

Tecnologias futuristas

E, por fim, para completar essa lista de pontos extremamente importantes que você precisa colocar relacionados ao sistema, há a questão dos carros voadores, dos drones e dos androides.

São as três coisas mais marcantes, juntamente com o que falamos no tópico do neon, do cromado, e do cabeamento que precisa elevar essa energia.

Robôs existem no cenário Cyberpunk, os robôs fazem parte da sociedade. Eles são, inclusive, Androides, que são esses robôs mais parecidos com seres humanos.

Portanto, você vai ter robôs altamente desenvolvidos com inteligência artificial muito avançada. Às vezes, eles podem até confundir um pouco com humanos.

Você pode trabalhar isso em seu cenário: Como fazer para diferenciar um humano de um robô? Pode haver alguma marca que as pessoas consigam identificar, pois os robôs são muito parecidos com os seres humanos nesse cenário.

Você também tem que colocar drones sobrevoando e carros voadores. O cenário é poluído em todos os níveis, não apenas no solo, onde há muitas coisas passando, mas também no ar, carros voadores, drones passando, pessoas passando em motos futuristas voando.

Normalmente, esse cenário que fica na parte mais baixa da cidade, no nível do solo, você vê em filmes como Blade Runner e outros filmes desse gênero, que as pessoas que vivem lá são geralmente as mais pobres.

Isso gera um comércio estranho, uma poluição muito grande, porque há muitos arranha-céus, prédios gigantes para as pessoas viverem.

Quanto mais alto o prédio, mais ricas são as pessoas. Geralmente, é assim que é colocado nesse cenário.

Conclusão sobre Cyberpunk RPG de mesa

Esses são os pontos que eu tenho para você sobre Cyberpunk. Espero que você tenha gostado. Se você tiver algum comentário, alguma sugestão, alguma dúvida, por favor, comente aqui.

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Jogue bem, para jogar sempre.


Referências

AMARAL, Adriana. Cyberpunk e Pós-modernismo. Biblioteca On-Line de Ciências de, 2003. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/amaral-adriana-cyberpunk-posmordenismo.pdf. Acesso em: 21 de agosto de 2023.

AMARAL, Adriana. A METRÓPOLE E O TRIUNFO DISTÓPICO: a cidade como útero necrosado na ficção cyberpunk. Intexto, n. 13, p. 88-102, 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4211/4465. Acesso em: 21 de agosto de 2023.

DE LUCENA LUCAS, Ricardo Jorge; REIS, Lucas Bernardo. O cyberpunk ocidental e oriental: as distâncias textuais entre Blade Runner e Tetsuo. Revista Memorare, v. 7, n. 3, p. 160-177, 2020. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/10677/5751. Acesso em: 21 de agosto de 2023.

FRANCO, Thiago Cardoso. Ficção, tecnologia e a origem do termo ciberespaço. Espacios. Vol. 37 (Nº 37) 2016. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a16v37n37/16373719.html. Acesso em: 21 de agosto de 2023.

RIBEIRO, Arthur. Distopia Nerd: Explore o mundo Cyberpunk e Geek. Disponível em: https://rabiscodahistoria.com/1-distopia-nerd-explore-o-mundo-cyberpunk-e-geek/. Acesso em: 21 de agosto de 2023.

Créditos

Imagens do post: MidJourney. Texto por: Luiz Rpgtips Oliveira. Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC 4.0. Esse artigo foi escrito por um humano.

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