Primeiramente, um vilão é uma ótima ferramenta para se criar uma motivação grande na história. Nessa postagem você verá alguns conceitos de um bom vilão e uma maneira fácil de como criar vilão no RPG de mesa, um inimigo inesquecível para suas campanhas de RPG.
Inegavelmente, toda história precisa de um conflito maior, algo que motive os personagens, que façam eles tomar atitudes, colocar seus sonhos em jogo e perseguir seus objetivos.
Sumário
Tudo pelo meu objetivo
Um vilão bom é aquele que entregou tudo para consolidar seu objetivo. Seja destruir os que o traíram um dia, levantar um império do mal ou simplesmente causar o caos sem muitos motivos, vilões são personagens focados em seus objetivos e estão dispostos a pagar o preço para conquista-los.
Portanto, vamos começar definindo um bom objetivo para seu vilão. Veja alguns exemplos:
- Romance: Eu quero me casar com a princesa.
- Vingança – arruine um herói: eu quero arruinar o rei.
- Para se distinguir: quero que a princesa me respeite.
- Para me encaixar / obter aceitação: quero participar da coroação da princesa e comer na mesa dela.
- Alcançar o destino: Ao nascer, um profeta disse que eu mataria o rei; e esse é o meu plano.
- Perseguição: Crescer em uma cadeira de rodas tem sido um inferno.
- Rivalidade: o príncipe John quer se casar com a princesa, mas ela é minha.
- Descoberta: vou descobrir o segredo mais sombrio do rei e usá-lo contra ele.
- Controle as crianças: se essas crianças fizerem barulho mais uma vez à meia-noite, eu as pegarei.
- Deixe-me em paz: nunca quis deixar minha cidade natal, mas como você me criou, mostrarei o que é o quê.
- Recupere o que está perdido: o rei tomou o medalhão de minha mãe como tributo e, se é a última coisa que faço, recuperarei.
- Salve a humanidade: para salvar a humanidade, terei que matar todo o exército.
- servir a um mestre (ex. The Fuhrer): seguirei o rei George em qualquer lugar, mesmo que isso signifique matar o rei Phillip.
- Destruir: Ha! Ha! Ha! Eu amo queimar casas.
- Regra parte do mundo: eu quero ser o rei das sereias.
- Governar todo o mundo: eu governarei a Terra.
O vilão é poderoso e muitas vezes nem sabe da existência dos aventureiros
Boas campanhas já começam com um inimigo grande e que gera o terror em grande parte do mundo. Portanto, ele não pode ser derrotado por qualquer um seja por possuir muitos exércitos ou ser muito poderoso.
Tende a levar um tempo até os aventureiros serem percebidos como uma real ameaça para os planos do vilão e quando isso acontece, inegavelmente você terá uma virada na história, pois os personagens começarão a ser perseguidos para serem eliminados pelo mal.
Porém, é importante os jogadores e o vilão estarem ligados de alguma forma. Seriam os jogadores os escolhidos da profecia para derrota-lo? O senhor das trevas destruiu tudo que os personagens tinham e agora eles querem vingança? Motive os jogadores a perseguirem e destruírem esse mau.
A corrupção dos bons
Certamente bons vilões tem a habilidade de corromper personagens bondosos. Seja um NPC que os jogadores tiveram contato ou mesmo um dos personagens principais, sempre que um vilão corrompe o coração de um ser bondoso, o poder de sua influência é mostrado no jogo e todos conseguem perceber o poder dessa entidade.
Cidades inteiras podem sucumbir ao poderio desse ser, gerando muitas vezes um continente do mal, onde os exércitos são formados e os planos do sombrio senhor do mau estão sendo produzidos. Somente os mais fortes ousaram se aventurar por essas terras e, pelo jeito, todos foram derrotados até então.
Sem piedade com tudo e com todos
Embora esse ponto possa variar em alguns jogos, a falta de piedade caracteriza seres maus e pode ser um evento chave na sua campanha. Quando um personagem querido é liquidado sem piedade perante o poder enorme do vilão, o choque marca uma virada na história. Os personagens podem querer se vingar ou mesmo buscar o responsável por aquilo, inevitavelmente gerando maior engajamento deles na aventura.
O recurso para isso é apresentar bons NPCs, complexos e que se aproximem dos personagens dos jogadores. Posteriormente, esse personagem é abruptamente liquidado pelas forças do inimigo. Adicione isso e verá uma motivação a mais em sua história.
Além disso, outra opção é lançar hordas para destruir cidades e povoados. A destruição em massa e fora do controle dos jogadores trará à tona o poder do vilão e do quanto os personagens ainda precisam evoluir caso queiram derrota-lo um dia.
O fim do mundo tem data marcada
Um bom recurso para adicionar em sua história é colocar um tempo no jogo para os planos do vilão se consolidarem. Seja em séculos, anos ou dias, a sensação de urgência fará com que os jogadores se mantenham ativos em buscar se fortalecer para enfrentar esse ser tão poderoso, antes que ele promova o fim do mundo como é conhecido.
A hierarquia do mal
Todo bom vilão possui uma hierarquia de poder, onde ele está no topo. Assim, uma variedade de seres está disposta a darem suas vidas ao senhor das trevas em troca de reconhecimento, falsa proteção ou mesmo por idolatria. Portanto, fazer uma boa estrutura do mau em sua campanha permite uma maior profundidade e lógica no desenvolvimento dos personagens, que cada vez podem enfrentar inimigos mais poderosos, até chegarem no corrupto maior.
Essa hierarquia geralmente se mantém com um acirrado sistema de regras e leis impostas pelo sombrio senhor do sofrimento. Portanto, quem ousar desobedecê-las será punido de acordo.
Punição aos que ofenderem o rei das trevas
Não tenha pena de punir os personagens com toda a malignidade do seu vilão quando eles violarem sua imagem de mau. Certamente maldições, novos monstros, doenças, devem atingir personagens de forma totalmente desbalanceada para provar o mau verdadeiro que seu vilão é. Entretanto, cuidado para não ir muito longe e tornar o vilão onipresente e muito poderoso de forma que os jogadores desanimem em enfrentá-lo.
O fim dos domínios do mal ou o início da tirania demoníaca
Primordialmente, toda história deve ter um fim épico e quando o vilão está centrado nela, o clímax geralmente será o enfrentamento final entre os personagens dos jogadores e o senhor do mal. Conforme esse ponto, torne esse momento único para que, depois da longa jornada até ele, a campanha tenha um final digno.
Independente da história, ela pode acabar de dois jeitos: Ou o vilão é derrotado ou ele vence e consegue colocar seus planos em prática. Quando os jogadores vencem, pense no destino do vilão: Ele foi simplesmente destruído e desapareceu? Ou ele foi enviado para alguma prisão temporal eterna? Ele pode voltar? Teve alguma chance de redenção?
Em algumas campanhas de RPG o vilão pode surpreendentemente vencer. O reinado do mal pode ser, portanto, pano de fundo para uma nova aventura, ou simplesmente o fim dessa história.
Saiba mais sobre vilões
Acredito que agora você tem uma visão bem mais ampla de como construir um bom vilão. Como conteúdo complementar, sugiro a leitura dO Livro dos Vilões, onde o autor Anibal trata sobre os principais personagens do mal da ficção.
E você, já construiu um vilão do zero? Me conte como foi a experiência lá no meu Instagram.
Para mais artigos como esse, acesse meu blog.
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