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Tipos de jogadores de RPG que todo mestre deve conhecer

tipos de jogadores de rpg

Entender os tipos de jogadores de RPG a é tarefa primordial para todo mestre que quer conduzir aventuras épicas.

Nessa postagem você terá acesso às principais classificações dos tipos de jogadores de RPG e como usá-las para tornar seus jogos melhores.

Quando nos reunimos para jogar RPG, inegavelmente chegamos com a maioria dos interesses em comum: Diversão, contar boas histórias, viver emoções como medo, curiosidade e adrenalina, etc.

Porém, além desses pontos, cada jogador chega na mesa com uma vontade mais específica. Enquanto alguns querem matar dragões, outros querem conversar com reis. Igualmente existem aqueles que buscam por longas jornadas em ambientes fantásticos e remotos.

Todavia, com a existência da cultura do RPG durante tantas décadas, pode-se perceber que existem alguns padrões de jogadores que se repetem nas mesas, no que diz respeito ao que buscam em determinada campanha.

tipos de jogadores de rpg esse é um tipo

Os tipos de jogadores de RPG

Primeiramente, as maiores tentativas de categorizar jogadores em algum tipo de estrutura foram da Usenet e da Wizards of the Coast.

A Wizards realiza pesquisas com jogadores desde a terceira edição de D&D e em uma das primeiras pesquisas enviadas em 1999, os jogadores foram divididos em dois eixos: do Estratégico ao Tático e do Combatente ao Historiador. Isso criou quatro tipos: o Pensador, o Power Play, o Ator do Personagem e o Narrador. Sean K. Reynolds escreveu sobre isso há cerca de 15 anos.

Antes disso, Mike Crane escreveu “Um compêndio de diversas personalidades de jogadores de D&D” na revista Dragon #19 (outubro de 1978). Alguns consideram que essa foi a primeira tentativa de classificar jogadores. Suas categorias eram:

  • O mal perdedor – Jogador que reclama quando as coisas não acontecem do seu jeito.
  • O jogador presunçoso – tenta agir como se ele não se importasse quando as coisas dão errado.
  • O Super cuidadoso – Jogador que acha que correr qualquer risco é uma má ideia.
  • O masoquista – Jogador que é imprudentemente e coloca seu personagem em risco.
  • O gênio – Jogadores que gostam de tentar enganar o Mestre.
  • O Vida Real – Jogadores que tentam interpretar seu personagem como pessoas reais.
  • Pessoas tímidas – Jogadores que não se manifestam e se deixam controlar pelos outros.
  • Jogador Dominante – Tende a tentar controlar o que os outros jogadores fazem.

Novas classificações dos tipos de jogadores de RPG

Posteriormente, Robin D. Laws, em seu livro Robin’s Laws of Good Game Mastering, classificou os jogadores em 7 tipos:

O Power Play: Quer ter o personagem maior, mais resistente, mais buffado e mais rico. Vai buscar falhas no sistema para deixar seus personagens ainda mais OPs.

O Butt-Kicker: Esse quer que seu personagem bata em coisas. Matar monstros, pegar tesouros, matar mais monstros, pegar mais tesouros.

O Estratégico: O jogador estratégico quer buscar lógica nas coisas. Ele se incomoda quando jogadores fazem coisas que estão de acordo com seus personagens, mas não são taticamente as melhores. Coloque desafios lógicos para o personagem do Estratégico superar.

O Especialista: Joga com o mesmo tipo de personagem em todas as campanhas. Seja o ninja, o cavaleiro ou o charlatão, ele quer que as regras se adaptem ao seu tipo favorito de personagem. Para agradar você precisa colocar cenas onde o esteriótipo possa ter um brilho próprio.

O Ator: Se identifica profundamente com o personagem. Toma decisões baseadas nas características psicológicas em jogo. Vê as regras como um mal necessário e prefere sessões onde os dados nem saem das bolsas.

O Contador de Histórias: Muito mais inclinado ao roleplay do que ao número de pontos de experiência. Está mais interessado em seguir em uma narrativa divertida e pode ficar entediado se o jogo parar para planejar a sessão ou consultar as regras.

O Casual: Geralmente está com o grupo porque jogar RPG foi a opção que a maioria escolheu. Ele não quer aprender regras ou participar de um grande gancho narrativo para entrar no jogo. A última coisa que você vai querer fazer é forçar esse tipo de jogador a investir no jogo mais do que ele realmente quer.

tipos de jogadores de rpg em uma vila conversando

Teoria dos jogos, aplicada ao RPG

Entre 2001 e 2004, os designers de jogos Robin Hunicke, Marc LeBlanc e Robert Zubek deram uma série de palestras discutindo uma abordagem formal ao design de videogames. Como parte das palestras, eles esboçaram uma lista do que chamaram de “estética da brincadeira”.

Aliás, são oito categorias amplas que descrevem os motivos pelos quais as pessoas se envolvem com jogos. Simplificando, eles descreveram oito tipos básicos de diversão. Em 2004, eles publicaram o MDA: A Approach Formal to Game Design and Game Research (Uma leitura e tanto para quem quer fazer seus RPGs baseados na teoria da criação de jogos).

Classificação definitiva dos jogadores de rpg

O site The Angry GM discute muito bem esses tópicos e os tipos de jogadores de RPG, da seguinte forma:

Prazer Sensorial

Esse é o prazer que você obtém das coisas que pode ver, ouvir e tocar. Livros físicos, arte, dados, música, mapas, diagramas, miniaturas, terreno e adereços trazem um toque de alegria ao buscador de prazer sensorial.

Fantasia

A fantasia é o prazer que você tem por se perder em um mundo imaginário e fingir que é alguém que não é. É escapismo. É imersão. Assim, o candidato a fantasia quer sentir como se seu personagem pudesse ser um personagem real em um mundo que poderia ser real. Eles querem ter permissão para ser seu personagem.

Narrativa

Os investigadores da narrativa gostam de experimentar uma história bem contada à medida que ela se desenrola.

No entanto, esse jogo tem muita bagagem complicada nos jogos de RPG de mesa. Certamente, o fato é que é a existência da história que satisfaz o buscador da narrativa.

Assim, quanto melhor a história é contada, mais feliz é o candidato à narrativa. Fomos treinados há anos para esperar que as histórias tenham uma certa forma: começo, meio, fim, incitação, conflito, clímax, resolução, toda a conversa. Há muita estrutura em uma boa história e um candidato a narrativa fica mais satisfeito quando o jogo corresponde a essa estrutura.

Desafio

Os candidatos a desafios veem o jogo como uma série de obstáculos a serem superados e inimigos a serem derrotados. Eles querem testar a si mesmos e vencer. Se eles falharem, eles querem saber que o fracasso foi justo e da próxima vez eles farão melhor.

Portanto, lembre-se de que os candidatos a desafio não são apenas para vencer o combate. Eles gostam de superar obstáculos, gostam de realizar objetivos e gostam de vencer. Investigações, quebra-cabeças, negociações, perseguições, caçadas e obstáculos são todos desafios válidos.

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Irmandade

Continuando, aqueles em busca de companheirismo veem o jogo como uma estrutura para interação e cooperação social. Eles gostam de camaradagem e interação social e trabalham juntos com uma equipe. No extremo, os candidatos à irmandade realmente não se importam com o jogo, exceto na medida em que lhes dá algo a ver com outras pessoas e uma maneira de contribuir para um grupo.

Descoberta

Os que procuram descobertas gostam de explorar e aprender coisas novas. Eles gostam de descobrir coisas. Eles veem o jogo como um território desconhecido e ficam emocionados toda vez que preenchem outro espaço em branco no mapa.

Todavia, o mapa é um mapa metafórico nesse sentido. Eventualmente, eles ficam felizes em descobrir a história do mundo, a natureza dos deuses, as respostas aos mistérios e quebra-cabeças e as razões pelas quais as coisas funcionam. Assim, eles simplesmente querem aprender e entender tudo.

Expressão

Expressão é o prazer que você tem ao se expressar de forma criativa. Esse é o desejo de criar algo único para você, dizer algo sobre quem você é e no que acredita, ou simplesmente impor sua vontade criativa ao mundo ao seu redor. E para algumas pessoas, esse é o principal motivo para jogar RPG.

Entretanto, a expressão pode nos trazer problemas. Assim como qualquer outra estética, não é algo que todos buscam em igual medida. Nem é algo que satisfaça a todos. O ato de criação não é fácil e também envolve um componente de bravura. Criar algo que expresse uma ideia única para você abre o julgamento e as críticas. É assustador. É arriscado. E nem todo mundo quer isso.

Submissão

A submissão é o prazer que você tem ao desligar o cérebro e se perder em uma tarefa que você não precisa pensar muito. Níveis de moagem no World of Warcraft. Mineração de minérios em Minecraft. Item de agricultura em Diablo III.

Sobretudo, é estranho discutir isso no RPGs de mesa, porque é um tipo que esse tipo de jogo não lida tão bem. O problema é que mesmo as tarefas mais simples em um RPG exigem uma alta carga cognitiva. Você tem que pensar bem. Desça em uma masmorra, chute portas, mate orcs, pegue seus saques, volte para a cidade. Espuma, enxágue, repita. Isso é submissão ou abnegação.

Entretanto, há pessoas que querem exatamente isso. Surpreendentemente, parecem candidatos a desafio, mas não querem trabalhar demais ou pensar demais. Eles só querem brincar e desfrutar de um jogo simples, com objetivos claros e diretos.

Concluindo, conheça seus jogadores

Enfim, conhecer os tipos de jogadores de RPG é uma difícil tarefa para mestres, porém quando você entrega aquilo que eles realmente buscam no jogo, toda a experiência de jogar se torna mais imersiva e recompensadora.

Você pode ler um artigo do mesmo tema na RedeRPG clicando aqui.

Assim, espero que esse texto clareie um pouco sua visão para analisar os interesses de cada um de seus jogadores. Se quiser mais conteúdo de RPG desse tipo, siga minha página no Instagram @rpgtips, inclusive me mande dúvidas pelo direct sobre esse texto ou outros posts.

Para mais conteúdos de mestre, acesse essa categoria.

Obrigado por ler!

Jogue bem, para jogar sempre.

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