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28 termos de RPG que você deveria saber

Palavras são uma forma poderosa de nos comunicarmos. No RPG, algumas já são bem internalizadas na cultura do hobby e muitas vezes você pode escutar uma delas e não saber o que significa.

Nesse infográfico criado pelo RPGTips.com.br você confere 28 das principais palavras e termos usados no RPG. Lembre-se de compartilhar com outros mestres e jogadores de RPG!

Termos e palavras usadas no RPG de mesa

Advogado de regra – Um jogador que segue estritamente as regras escritas e as aplica a todos os outros jogadores.
Aventura – Um conjunto de sessões de jogo.
BG/Background – História de um personagem, lugar ou evento.
Cair – Quando o personagem chega a zero pontos de vida ou fica incapacitado de alguma forma (Ex: Tomei 25 de dano, eu caí).
Campanha – Conjunto de aventuras de RPG.
Cenário – O mundo fictício onde o jogo se passa.
Crítico – O número mínimo ou máximo em um dado (Variação: Critar).
D4,d6…d20 – Representação dos dados usados no RPG. O número informa o número de faces do dado.
DM/GM/Mestre – A pessoa que dirige um jogo de RPG e arbitra como as ações são resolvidas e narradas.
Dungeon – Um local fechado que contém NPCs hostis, como uma caverna ou castelo.
Escudo do mestre – Um acessório dobrável usado pelo mestre do jogo para esconder dos olhos dos jogadores qualquer informação relacionada à aventura que estão jogando.
Iniciativa – A determinação de quem vai primeiro e em que ordem as ações declaradas são realizadas.
Metagame/metajogo – Usar conhecimento fora do personagem para resolver problemas ou para explicar o comportamento do personagem.
NPC/PdM – Personagem controlado pelo Mestre.
OP – Personagem muito poderoso. Também pode ser usado para ações poderosas. (Sigla de Over-power)
Personagem/PC – São a forma como os jogadores participam do RPG. Um personagem fictício com ação direta na história do jogo.
Plot – Forma comum de se tratar a história da aventura ou da campanha.
Powerplay/combo – Focar em construir personagens “melhores” por meio de minimizar os traços indesejáveis ou sem importância e maximizar os desejados.
RAI – Regra conforme pretendido, em oposição a RAW.
RAW – Regras como estão escritas. Usado quando se fala sobre mecânica, principalmente para justificar recursos quebrados, aproveitando o sistema de regras para fazer isso.
Regra de ouro – Quebrar as regras do sistema em prol da diversão.
Roleplay – Interpretação dos personagens ou NPCs.
RPG – Sigla que representa Jogo de Interpretação de Papéis.
Sessão – A reunião de um grupo para jogar RPG.
Sistema – Conjunto de regras e mecânicas que formam um jogo.
Teste – Mecânica de jogo em que os dados são usados para determinar o resultado de determinada ação.
TPK – Quando todo o grupo de personagens dos jogadores morre (Sigla de Total party kill).
Turno – Em alguns sistemas, é a vez de determinado jogador descrever as ações de seu personagem.

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