Palavras são uma forma poderosa de nos comunicarmos. No RPG, algumas já são bem internalizadas na cultura do hobby e muitas vezes você pode escutar uma delas e não saber o que significa.
Nesse infográfico criado pelo RPGTips.com.br você confere 28 das principais palavras e termos usados no RPG. Lembre-se de compartilhar com outros mestres e jogadores de RPG!
Termos e palavras usadas no RPG de mesa
Advogado de regra – Um jogador que segue estritamente as regras escritas e as aplica a todos os outros jogadores. |
Aventura – Um conjunto de sessões de jogo. |
BG/Background – História de um personagem, lugar ou evento. |
Cair – Quando o personagem chega a zero pontos de vida ou fica incapacitado de alguma forma (Ex: Tomei 25 de dano, eu caí). |
Campanha – Conjunto de aventuras de RPG. |
Cenário – O mundo fictício onde o jogo se passa. |
Crítico – O número mínimo ou máximo em um dado (Variação: Critar). |
D4,d6…d20 – Representação dos dados usados no RPG. O número informa o número de faces do dado. |
DM/GM/Mestre – A pessoa que dirige um jogo de RPG e arbitra como as ações são resolvidas e narradas. |
Dungeon – Um local fechado que contém NPCs hostis, como uma caverna ou castelo. |
Escudo do mestre – Um acessório dobrável usado pelo mestre do jogo para esconder dos olhos dos jogadores qualquer informação relacionada à aventura que estão jogando. |
Iniciativa – A determinação de quem vai primeiro e em que ordem as ações declaradas são realizadas. |
Metagame/metajogo – Usar conhecimento fora do personagem para resolver problemas ou para explicar o comportamento do personagem. |
NPC/PdM – Personagem controlado pelo Mestre. |
OP – Personagem muito poderoso. Também pode ser usado para ações poderosas. (Sigla de Over-power) |
Personagem/PC – São a forma como os jogadores participam do RPG. Um personagem fictício com ação direta na história do jogo. |
Plot – Forma comum de se tratar a história da aventura ou da campanha. |
Powerplay/combo – Focar em construir personagens “melhores” por meio de minimizar os traços indesejáveis ou sem importância e maximizar os desejados. |
RAI – Regra conforme pretendido, em oposição a RAW. |
RAW – Regras como estão escritas. Usado quando se fala sobre mecânica, principalmente para justificar recursos quebrados, aproveitando o sistema de regras para fazer isso. |
Regra de ouro – Quebrar as regras do sistema em prol da diversão. |
Roleplay – Interpretação dos personagens ou NPCs. |
RPG – Sigla que representa Jogo de Interpretação de Papéis. |
Sessão – A reunião de um grupo para jogar RPG. |
Sistema – Conjunto de regras e mecânicas que formam um jogo. |
Teste – Mecânica de jogo em que os dados são usados para determinar o resultado de determinada ação. |
TPK – Quando todo o grupo de personagens dos jogadores morre (Sigla de Total party kill). |
Turno – Em alguns sistemas, é a vez de determinado jogador descrever as ações de seu personagem. |