Você enfim encontrou um pessoal para jogar uma campanha de RPG. A hype foi lá em cima, já teve várias ideias para seu personagem, pensou vários combos. A sessão inicial ficou marcada para montar as fichas e como o mestre segue o RPG Tips, vocês decidem fazer uma sessão zero.
Sumário
O conflito de interesses
Nessa sessão, o mestre começa a descrever o que será o jogo: Totalmente diferente das suas expectativas. Você esperava poder montar um dragão e dar 300 de dano em um turno, mas o jogo é sobre a perda de sanidade dos aventureiros dentro de masmorras. Sua ficha toda combada não terá nenhuma utilidade, já que o mestre avisou que o jogo terá poucos ou nenhum combate. Além disso, todos os outros jogadores estão de acordo e animados com a proposta.
Após entender como será o jogo, todos estão empolgados para começar, mas você está se sentindo um estranho naquele grupo. Nesse momento, uma decisão difícil chega até você, mesmo que você tente fugir dela: “Desistir da mesa ou dar uma chance para essa aventura chata de coisas psicológicas e que eu não me interesso”?
A resposta: Desista do jogo
Bom, a resposta é um pouco mais complexa que o click bait no título da postagem e desse tópico. Porém, já adiantando: Sim, procurar uma mesa que esteja mais de acordo com o que você quer possivelmente é o melhor caminho.
Digo isso pelo fato de que começar uma campanha de RPG, seja no papel de mestre ou de jogador traz consigo diversas responsabilidades e assumir esse pressuposto é parte fundamental para você ter jogos melhores. RPG é diversão, mas para extrair o máximo do tempo com o jogo, você precisa levar a sério.
Gostar da proposta é fundamental para se divertir
Quando você entra em um jogo que a proposta não te agrada, existe uma grande chance de você não colocar a energia suficiente para contar boas histórias. Como consequência, haverá um desbalanceamento na mesa de jogo, pois todos sentirão que você está jogando meio forçado o plot proposto. A história perde, vocês perdem na diversão o jogo começa a minguar e morre. Lá se vai mais uma campanha por falta de sinceridade na sessão zero.
Portanto, se você descobrir que suas expectativas não correspondem com o que está sendo proposto para o jogo, você não deve ter problemas em dizer isso e sair da mesa! Nem todos os jogos são para todos os jogadores. Entender isso faz parte da maturidade como jogador e mestre.
Está tudo bem sair na sessão zero
Sair na sessão zero é muito mais decente do que sumir do jogo, abandonar a campanha com explicações rasas ou ficar fazendo pouco caso da história por não estar empolgado com ela. Sair do jogo depois que a campanha começou é extremamente estressante para o mestre, que precisa replanejar toda a aventura com a perda de um membro.
Seja educado e avise que a proposta não é para você. Pode parecer meio estranho no momento isso, mas garanto que você estará evitando outros problemas futuros com essa decisão.
Conclusão
A sessão zero foi feita para se discutir a linha do jogo e deixar todos na mesma página. Se você descobrir que o jogo ou as pessoas simplesmente não são o que você está procurando, não importa o quanto tenha sido discutido, então, educadamente, dizer que isso não é o que você está procurando está perfeitamente bem.
A mensagem final é maior que o RPG: Seja honesto com você mesmo e com as pessoas ao seu redor. Com isso, o sucesso de passar bons momentos se torna incrivelmente maior.
Jogue bem, para jogar sempre.
RPG Tips