RPG com romance pode ser um ótimo complemento para uma campanha de RPG, pois permite novos conflitos e linhas de história, novos tipos de NPCs e interações divertidas. Mas existem boas e más maneiras de lidar com isso.
Neste artigo, você verá algumas dicas para incrementar suas aventuras com uma pitada de romance que toda boa história possui. Me avise nos comentários daqui ou do Instagram o que achou. Boa leitura!
Sumário
Adicionando relacionamentos no jogo
O RPG é de certa forma um reflexo da realidade. Todas as experiências que criamos no jogo são baseadas em nossas experiências próprias e de influências que recebemos de filmes, livros e histórias em geral.
Relacionamentos estão presentes no nosso dia a dia e em diversas das maiores histórias. Embora cenas desse tipo possam gerar certo desconforto algumas vezes, no geral os resultados serão muito positivos.
Grandes amores movem histórias, inclusive no mundo real
Grandes momentos da história da humanidade tiveram histórias de amor. No mundo fictício não seria diferente. Afinal, gostamos de nos identificar com os sentimentos dos personagens, ver suas motivações, viver na pele suas dores.
Então quando estiver planejando sua sessão de RPG ou criando um personagem, não esqueça de adicionar um par para ele. Algumas dicas para te ajudar a criar um(a) parceiro(a) no jogo:
- Esse personagem está vivo? Muitos aventureiros são movidos pelo senso de vingança por terem tirado deles pessoas importantes. Se não, é possível trazê-lo de volta a vida? Qual o preço seu personagem está disposto a pagar?
- O par romântico do seu personagem está a espera em algum lugar? Enquanto você segue seu caminho como aventureiro, o que sua esposa ou marido fica fazendo na vila?
- Esse amor se consolidou ou é somente platônico?
- Os personagens são da mesma raça? Como os preconceitos do mundo interferem nas relações dos personagens?
RPG com romance: E quando chega nos finalmente? ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Uma das consequências de se deixar romances fluir no RPG é o inevitável desenrolar para cenas com teor sexual. Como desenvolver esses tipos de cena vai de cada grupo. Nos meus jogos eu costumo só falar um “beleza, então foi”, mas as vezes uma jogada de CON ou DES é uma boa para dar um ar cômico, ainda mais se cair um número baixo. Esse é um bom ponto para ser discutido na sessão zero.
Beleza, mas e se os personagens dos jogadores tiverem um caso?
Cada mesa de RPG é única e pode acontecer cada doidera que seria impossível listar aqui. Permitir algum tipo de romance entre os PdJs vai da escolha do mestre e do grupo, conforme fique confortável para todos no jogo. Caso ainda tenha dúvidas sobre as expectativas dos seus jogadores, leia esse artigo.
Eu já joguei em mesas onde os personagens eram casados e isso gerava ótimas cenas, principalmente no dilema de que eles sempre tenderiam a se defender antes de qualquer outro membro do grupo.
Bons ganchos narrativos para RPG com romance
Vou deixar aqui alguns ganchos, caso você queira testar umas cenas de romance nos seus jogos.
- O cônjuge de um dos personagens foi sequestrado. Ele conta com a ajuda dos outros membros do grupo para resgatá-lo;
- Uma tribo invadiu a vila de um dos aventureiros e matou todos, inclusive sua amada. Agora ele quer vingança a qualquer custo;
- O parceiro de um dos personagens fugiu com outro. Ele está em busca do casal para acertar as contas;
- O personagem é apaixonado por uma deusa do jogo. Ele a idolatra com um amor platônico e quer ficar forte para transcender e viver eternamente ao lado dela.
Enfim, espero que agora você tenha um pouco mais de bagagem para lidar com esse tipo de temática no seu RPG. Que tipo de desafios você enfrenta ao considerar o romance para sua campanha? Talvez eu, ou outros leitores, possamos te ajudar.
Jogue bem, para jogar sempre!
RPG Tips