Já viu o termo na hora de ler sobre RPG, mas ainda está com dúvida sobre o que é NPC?
Neste artigo eu explico de forma simples e direta o que você precisa saber sobre esse personagem que é tão importante para as histórias de RPG de mesa.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é RPG de mesa, confira primeiro esse artigo.
Sumário
O que é NPC?
NPC é uma sigla para Non-Player Character, ou seja, um personagem não jogável em um jogo. Os NPCs estão presentes nos mais diversos tipos de jogos, não só jogos de RPG.
Portanto, eles existem também nos jogos eletrônicos e em alguns tipos de jogos de tabuleiro. Você também consegue encontrar esses personagens que os jogadores não controlam nos jogos eletrônicos.
Nesses casos, quem controla esses NPCs normalmente é a inteligência artificial. Dessa forma, alguns jogos possuem mais ou menos capacidade de pensar por conta própria.
O RPG também possui NPCs
O RPG também traz essa ideia de que os personagens não jogáveis. Porém, quem controla esses personagens é o mestre do jogo, mais uma atribuição para você que é ou será em breve mestre poder tomar dentro da sua mesa.
Além de NPC, o pessoal chama bastante esse personagem de PdM, que é o personagem do mestre. Alguns também chamam de personagem não jogável, tradução do termo em inglês.
Os NPCs tem extrema importância de tornar a sua mesa muito mais humana.
Importância dos personagens nas histórias de RPG
Os personagens que circundam qualquer história tem uma grande importância para poder tornar essa história mais humanizada. Eles fazem com que as emoções sejam mais atingidas porque nós nos identificamos com as emoções desses personagens.
Assim, você consegue gerar uma maior imersão na mesa, que é um dos grandes objetivos que nós buscamos como mestre de RPG.
Isso porque através da imersão a gente consegue ter muito mais diversão na nossa mesa por conta de um processo que envolve as 3 grandes áreas da minha teoria de mestrar RPG: Imersão, Emoção e Diversão.Porém, para você gerar essa tão querida emoção não é algo fácil.
Você vai precisar de uma quantidade boa de técnicas e de conhecimento em mestrar RPG, que é o que eu vou te passando aqui com o passar do tempo.
Agora você deve estar se perguntando: “Como é que eu faço para criar esses personagens?”.
É sobre isso que vamos falar no próximo tópico, então continue a leitura.
A primeira coisa que você tem que parar para pensar é que o personagem vai ser controlado por você, mas ele não é um personagem seu.
Não tenha NPC preferido
Muitas vezes alguns mestres podem cometer o erro de adotar o NPC como se fosse de estimação e conduzir ele como se fosse um personagem de jogador na mão do mestre.
Isso não é muito legal porque pode gerar alguns problemas de você colocar os npcs acima dos personagens dos jogadores.
Portanto, lembre-se sempre: As histórias do RPG giram em torno dos personagens dos jogadores que são os protagonistas daquela história.
Você tem que estar sempre tentando colocar coisas para poder ter essa relação com os personagens dos jogadores e deixar o brilho na mão deles.
NPCs trazem vida e brilho para a história
Assim, esses npcs que você vai colocar eles irão estar ali para poder dar um brilho na história, dar mais vida para a descrição, colocar vida no seu mundo.
Isso porque o seu mundo é composto de eventos abióticos e bióticos.
Eventos de não vida ou abióticos são como o cenário, montanhas, ventos e tempestades.
Mas, você precisa colocar seres vivos no seu mundo para ele ficar mais dinâmico, vivo e rodar por conta própria.
Nessa hora que os seus NPC entram.
Você vai ter NPCs que são mais ativos na história e outros NPCs que eles rodam em plano de fundo como se fossem só figurantes.
Nesse segundo, você não precisa investir muito.
Porém, fica um adendo desse ponto já que normalmente os jogadores gostam de ir atrás de NPCs que não aparentam ter tanto destaque.
Considerações finais
Essa é a definição e os principais pontos relacionados à o que é NPC no RPG de mesa. O blog RPG Next também fez um ótimo artigo sobre esse tema, você pode conferir clicando aqui.
Você pode ouvir o episódio número 10 do meu podcast onde eu falo mais profundamente desse tema no player abaixo.
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse post no seu twitter.
Obrigado por ler.
Jogue bem, para jogar sempre.