fbpx
Pular para o conteúdo

Mudanças na forma de se jogar RPG

É inegável que a forma de jogar RPG está mudando. Desde o surgimento dos primeiros jogos de mesa na década de 70 até hoje, observamos uma transformação nas regras, formas de condução do jogo e recursos utilizados. Entretanto, nos últimos anos essa mudança se tornou ainda mais evidente, com o advento dos jogos de RPG Online. Nesse artigo discutiremos as mudanças nos jogos de RPG desde o início até os dias de hoje.

O início dos jogos de interpretar papéis

A história dos jogos de RPG de mesa é uma história de nascimento, quase morte e renascimento. No início, haviam jogos de miniaturas de guerra, com destaque para o Xadrez. Foi então que em 1974 tivemos a criação do Dungeons & Dragons, por Dave Arneson e E. Gary Gygax. Esse evento revolucionou a forma de criar histórias em conjunto. Na década de 80, pudemos ver o D&D aparecendo já em filmes, música, televisão e livros.

O D&D foi então o primeiro jogo oficial de RPG como conhecemos hoje. Embora com poucas regras e com muitos erros na primeira edição, ele introduziu o sistema de Mestre e Jogadores, assim como o uso de dados para resolver conflitos importantes nas aventuras. Nesse ponto, a internet estava longe de ser popular e os jogos eram totalmente analógicos, de mesa e com papel e lápis.

A internet como um marco na forma de jogar RPG

Desde a publicação do D&D 1e até o início dos anos 90, diversos jogos foram lançados e o sistema se mantinha o mesmo. Mestre e jogadores reunidos em volta de uma mesa para contar histórias e rolar alguns dados.

Conforme a internet se tornava cada vez mais acessível, a forma de jogar RPG também começava a presentar os primeiros sinais de mudança para a nova geração. Livros começavam a se tornar mais acessíveis, fóruns para discutir regras permitiam uma maior troca de experiências entre mestres. E claro, os jogos começavam a ser amparados pela tecnologia.

A tecnologia nos jogos de lápis e papel

Com o passar dos anos ocorreu a difusão cada vez maior de computadores e da internet. Analogamente, o RPG começou a ser transportado para o meio digital. Primeiramente foi possível perceber o aparecimento de fóruns com jogos por texto, onde as mesas de RPG eram emuladas e as histórias eram construídas através de tópicos, estrutura que se mantém até hoje em alguns sites.

Posteriormente, com o surgimento dos smartphones, o contato virtual se tornou ainda maior e as pessoas começaram a passar muito mais tempo online, inclusive para jogar.

O Roll20 surgiu em 2012 e se tornou uma das principais mesas virtuais de RPG, com o valor considerável de mais de 5 milhões de jogadores (fevereiro de 2020). Em 2015 foi lançado o aplicativo Discord, que se tornaria preferência entre os jogadores de RPG Online. Nessa época, o D&D já estava na transição da quarta para a quinta edição.

Diferenças do jogo presencial e virtual

Rolar dados físicos sempre será uma das melhores experiência em jogos de mesa, seja de tabuleiro ou no próprio RPG. Com a virtualização do hobby, essa característica tende a se perder e ser substituída pela praticidade de sorteadores de números digitais. Outra mudança está na forma de interpretar, onde os jogadores e mestre ficam limitados por recursos de áudio e vídeo, que emulam, mas não conseguem corresponder totalmente ao que é a interpretação pessoalmente.

Outra vantagem do RPG presencial é o lanche em conjunto. Parece uma coisa boa, mas só quem já parou uma boa sessão para fazer um lanche e bater um papo sabe como isso é bom. O grande problema de se jogar com amigos hoje pessoalmente é o vírus, além da dificuldade de se deslocar até o local do jogo e o uso limitado de recursos visuais.

Conquanto, o RPG virtual, trás muitos recursos visuais, a capacidade de usar programas para modificar voz, facilitar a gestão das fichas e mostrar cenários, mapas e arquivos que tornam mais visual o jogo. Porém, depende de uma boa conexão e recursos audiovisuais de qualidade, o rpg online está fadado a ter problemas quando esses recursos são limitados.

O que mudou em 2020

COVID19. A pandemia que fez todos ficarem em suas casas fez se consolidar de vez a realidade dos RPGs online. Atualmente, jogar pela internet tem sido a única opção para a maioria das pessoas.

Portanto, é possível teorizar que a tendência é que os jogos de mesa mudem completamente a forma como são jogados desde seu início. É fato que a interferência digital será cada vez maior, assim como em todas as outras coisas em nossas vidas. E você, está disposto a abraçar essas mudanças?

Aproveite mais artigos como esse no meu blog e mais conteúdo de RPG no Instagram e no Pinterest.

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *