Jogos de RPG de mesa podem ter vários gêneros, como fantasia medieval, sci-fi, cyberpunk, dentre outros. Um dos gêneros que se destaca é RPG de terror lovecraftiano.
Dentro desse tema, um dos subgêneros que os rpgistas gostam bastante é o de terror lovecraftiano, às vezes referido como horror cósmico.
Porém, mestrar esse tipo de aventura depende de se seguir várias premissas básicas, de forma a se manter no tema e evitar que uma aventura de horror cósmico se torne um jogo de ficção científica ou mesmo algum thriller policial.
Confira nesse post alguns pontos importantes quando for se aventurar a mestrar esse gênero.
Sumário
Entenda o que é RPG de terror lovecraftiano
Para mestrar um RPG desse tipo, é importante você entender bem a proposta desse cenário. Veja que esse subgênero possui uma vasta literatura fora do RPG que começa pelas obras do próprio H.P. Lovecraft, mas se expande para diversos outros autores. Diversos filmes e jogos eletrônicos também abordam o tema. Vale consumir o que puder para assimilar a essência do negócio.
No geral, é um tipo de RPG investigativo que destaca o terror do desconhecido e incompreensível, mais do que sangue ou outros elementos chocantes. Alguns temas que são abordados de forma recorrente:
- Pavor cósmico
- Conhecimento proibido e perigoso
- Loucura
- Influências não humanas sobre a humanidade
- Religião e superstição
- Destino e inevitabilidade
- Riscos associados às descobertas científicas
Escolha um sistema de Cthulhu
Como você vai gastar bastante tempo estudando o cenário, é melhor evitar perder tempo criando ou adaptando o sistema que vai usar. Existem diversos jogos para esse gênero, muitos levam Cthulhu no título. Veja algumas sugestões: Call of Cthulhu 7e, Trail of Cthulhu e Delta Green.
Humanos são a ameaça maior
Apesar do jogo ser de horror sobrenatural, não se engane, a ameaça maior são os próprios humanos. As pessoas farão de tudo por poder, conhecimento e, em muitos casos, imortalidade e o sobrenatural pode fornecer isso para eles. Cultos, seitas e NPCs com motivações complexas são essenciais para esse tipo de jogo.
O jogo é mundano
Assim como o ponto anterior, esse também é um pouco contra intuitivo. Novamente, apesar de ser um jogo sobre o sobrenatural, o cenário deve ser algo mundano e que os jogadores conheçam bem. Coloque cenas em supermercados, escolas, dentro de um carro, coisas do dia-a-dia. Quando o horror sobrenatural atinge o comum ele tem bem mais impacto.
O sobrenatural aparece raramente
Complementando então essa parte, as coisas sobrenaturais no jogo só devem aparecer no momento adequado. Não é um estilo de jogo de hack ‘n’ slash de ficar matando cria de Cthulhu ou farmando Homens-Peixe para upar o boneco. Quando o bichão aparece tem que ter um impacto a longo prazo na história e direto na sanidade / PVs dos personagens.
Um clima constante de insegurança
Nada nesse tipo de jogo é seguro ou certo. Os jogadores precisam entrar cada vez mais em um estado de paranoia e medo com o passar da aventura, de forma a experenciar o terror do desconhecido. Informação é o oposto do medo. Coloque coisas acontecendo que os jogadores não compreendem ou pelo menos acham que entendem até ver que não era bem aquilo que eles pensavam.
Morte e loucura são esperados em RPG de terror lovecraftiano
Por fim, esse não é um estilo de jogo heroico. É esperado que os personagens caiam em ruína e percam toda sua sanidade perante a magnitude dos Mythos.
Porém, existem destinos piores e mais horrentos que os personagens podem encontrar. Procure assistir ou ler o plot do filme Absentia (2011), para ter um exemplo.
Essas foram algumas dicas para te ajudar a começar nesse cenário. Claro que existem muitos mais detalhes de ambientação, mas colocando esses pontos em prática, já vai colocar uma cara de horror cósmico bem legal no seu jogo.
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