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Dados no RPG de mesa: Como funcionam

Hoje eu quero falar um pouquinho com você sobre como funcionam os tão famosos dados no RPG de mesa.

Fala mestre Luiz Oliveira aqui do RPGTips para falar um pouquinho com você hoje sobre os dados do RPG.

Os dados estão presentes desde a primeira edição de Dungeons and Dragons, lá na década de 70, que é considerado o surgimento do RPG de mesa moderno como a gente conhece hoje.

Desde lá então esses queridinhos companheiros se tornaram extremamente importantes seja para jogar RPG presencial utilizando dados físicos, ou seja  online, que nesse caso você vai precisar de dados virtuais.

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Por que os dados são tão importantes no RPG de mesa?

Os dados são tão importantes porque eles estão totalmente relacionados a aleatoriedade das cenas, ou seja, a forma aleatória das coisas acontecerem na história.

Pense comigo, se o RPG não tiver essa questão de ser aleatório em certos pontos seria muito difícil conduzir a contação de história só na base do achismo ou da intenção de cada um dos jogadores.

Como o RPG é limitado simplesmente pela imaginação de uma forma geral, qualquer um pode pensar que pode fazer o que quiser lá no campo da história.

 

Um exemplo da importância dos dados no RPG de mesa

Você está jogando lá uma campanha medieval sem dados e determinado jogador chega e fala:

“Ah, eu quero sair voando”. Beleza, você quer sair voando mas seu personagem não voa.

“Mas eu queria sair voando”, bom tenta voar aí e com isso o personagem já irá falhar no automático, porque você não consegue ter uma rolagem de dados por conta disso, já que o seu personagem não consegue voar.

Beleza, até aí faz sentido, agora veja esse exemplo: “Eu quero escalar essa parede que tem 3 m de altura”. Ok, uma coisa um pouco mais atingível nesse caso.

Se não tivesse os dados, o que aconteceria nessa cena? Alguém teria que decidir se a ação foi um sucesso ou não.

Se ficar só a cargo do mestre decidir, isso poderia ser um problema, porque poderia gerar um sentimento de injustiça no jogo.

O mestre poderia falar “você não consegue” e o jogador “mas eu tenho aqui força tanto então eu posso conseguir sim”, “não você não consegue”, você percebe que fica um clima meio ruim?

Isso porque o jogador queria e não conseguiu sem saber a causa da falha.

O que acontece é que os dados trazem essa possibilidade da falha em todas as cenas que são importantes no RPG. Os conflitos podem gerar ocasiões mais divertidas e aleatórias no jogo.

Quando usar dados no RPG de mesa?

Portanto, quando você tem que fazer alguma coisa que é desafiadora, são utilizados dados para poder ver os resultados se foi sucesso ou falha e normalmente em jogos de sistema d20 o dado que é utilizado é o dado de 20 faces, famoso d20.

O sucesso em determinada ação que os jogadores pensaram para seus personagens está totalmente relacionado com as fichas dos personagens. As rolagens de dados normalmente utilizadas as habilidades natas ou desenvolvidas de acordo com os anos pelos personagens dos jogadores.

Essas habilidades irão adicionar modificadores nas rolagens.

Assim, você vai jogar um dado e vai somar modificadores ou também, em alguns momentos, remover pontos por conta de alguma dificuldade do terreno ou outros fatores que influenciam negativamente na ação do personagem.

A regra básica para se usar dados no RPG

A regra básica para usar dados no RPG de mesa é: Você pega um dado, faz uma rolagem em um momento de tensão da história, soma ou subtrai modificadores do resultado que saiu, compara com uma dificuldade imposta normalmente pelo mestre e assim ver se foi um sucesso ou não. Simples!

Um exemplo utilizando o d20 é que um personagem tenta escalar uma parede de 3m de altura. O mestre define que a dificuldade é 15. Se jogador tem +3 em determinada habilidade que ajude ele nisso, em força, vamos supor, ele joga e cai 14 no dado, ele tem +3, sendo o resultado final 17, que foi maior do que a dificuldade, logo ele passou no teste.

Isso significa que o personagem vai conseguir fazer o que o jogador propôs para ele fazer.

Se ele quer escalar aquela parede de 3m que a gente usou e a dificuldade era 15 e  o resultado foi 17, após somar e subtrair qualquer modificador, ele passou no teste conseguiu escalar aquela parede e chegar no topo, passar para o outro lado ou alguma outra coisa dependendo do desenrolar da história.

Os dados apresentam valores críticos

Outra característica dos dados que também é muito importante é o famoso crítico que acompanha também a história do RPG desde o seu surgimento.

O crítico pode ser tanto positivo, quanto negativo. Quando você tira o valor máximo ou mínimo em um determinado dado, ele é considerado um valor crítico.

Usando o d20 como exemplo, se você tirar no d20 o número 1 ou o número 20 é considerado um crítico. Um crítico bom quando é 20 ou crítico horrível quando é 1.

dados rpg de mesa

Isso tem impacto normalmente direto na narrativa.

Apesar de ser um valor no dado, ele ajuda a tornar as coisas um pouco mais intrigantes e mais divertidas na hora da história Então vamos supor que você quer escalar aquela parede de 3m.

Entretanto, o jogador jogou e tirou 1, então ele teve uma falha crítica naquilo que ele queria fazer e isso vai desencadear várias ações que ficam a critério do mestre escolher, como por exemplo ele caiu lá de cima de costas no chão e acabou quebrando algum item que ele carregava

Conclusão

Portanto, os dados acompanham o RPG desde o seu surgimento e é importante que você tenha essa visão geral deles na hora de utilizá-los no seus jogos de RPG de mesa.

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Jogue bem, para jogar sempre.

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