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O que torna um RPG de terror assustador?

Bom, algumas pessoas que me acompanham aqui já sabem que meu gênero preferido de jogo é terror. Já passei bastante tempo estudando sobre como fazer um jogo de rpg de terror assustador, de forma a trazer para uma mesa de RPG as sensações que os filmes de terror nos proporcionam e ampliá-las com as possibilidades infinitas do RPG.

Nesse post, decidi colocar 5 dicas introdutórias para quem está buscando se aventurar por esse tema. Com o tempo, pretendo me aprofundar mais nesse gênero de RPG aqui no Tips, mas por enquanto, fique com essas dicas que garanto que irão ajudar bastante você a conduzir e jogar cenas de terror ou mesmo campanhas inteiras.

O que torna um RPG de terror assustador?

Existem diferentes níveis de terror que fazem um RPG de terror assustador. Alguns preferem terror mais voltado para o gore, ou seja, sangue e entranhas por todo lado. Outros preferem o outro oposto, um terror totalmente psicológico que aposta em aterrorizar através de pensamentos profundos e polêmicos. Eventualmente no meio disso, você encontra a faixa que a maioria gosta de experienciar.

O terror envolve a sensação de pouco poder perante coisas maiores, ou pode simplesmente envolver monstros horríveis que podem estar atrás de você nesse momento, enquanto você lê esse artigo. Independente do estilo de terror que você goste, essas cinco dicas são essenciais para criar a imersão e são parte da estrutura básica para se conduzir RPGs de terror.

Cinco dicas para você usar no rpg de terror assustador

Os jogadores precisam estar interessados

Isso é importante. Você tem que encontrar uma maneira de fazer os jogadores se preocuparem com algo que está em risco no jogo – e fazê-los acreditar que aquilo com que eles se importam está realmente em perigo. O frustrante é que muitas vezes é mais difícil obter aquela aceitação emocional dos jogadores quando eles sabem que é um jogo de terror.

Se colocar uma aventura de terror em uma campanha de D&D, os jogadores investem em seus personagens e realmente querem mantê-los vivos. Se a campanha está indo bem, então os jogadores também se preocupam com outra coisa no mundo e querem protegê-la.

Mas se você se sentar para jogar um jogo de terror específico como Call of Cthulhu, muitos jogadores já chegam com a atitude de que seus personagens são dispensáveis / descartáveis e não vão te dar aquele apoio emocional.

Logo, todos precisam trabalhar para criar vínculos com os personagens e terem interesses interpretativos reais para mantê-los vivos ou com suas sanidades em dia.

Quebra total de expectativas

O cerne do horror é a emoção do “Não tenho ideia do que está acontecendo e não estou equipado para lidar com isso” – algo está errado.

Portanto, o segredo é pegar o que os jogadores podem estar esperando e jogar isso pela janela. Quebre as expectativas, abrace o que está errado. Aquela igreja parece um lugar santo para se esconder? Coloque um demônio lá dentro. Essa sala parece estar segura, quebre o chão e jogue os personagens em um porão profano. Essa velhinha parece amigável, coloque ela para flutuar e cuspir gosma.

Os jogadores podem ajudar na quebra de expectativas interpretando personagens com uma pegada mais de terror. Ou você já viu personagens muito espertos nos filmes de terror? “-Hmm essa cabana isolada na floresta parece um ótimo lugar para passar a noite, Phillip”. “Claro Jane, vamos dormir aqui e amanhã cedo partimos”.

90% do rpg de terror assustador é tensão

Você pode ter quantas salas encharcadas de sangue e símbolos estranhos rabiscados nas paredes que você quiser, se os jogadores não estiverem investindo e prestando atenção, perdeu todo o sangue falso (mentira pessoal, não joguem sangue falso nos amigos durante uma sessão de RPG, só as vezes).

Da mesma forma, se o enredo for preenchido com nada além de combate ativo contra as forças do mal, ele perderá rapidamente todo o seu impacto. A sugestão de matar jogadores (ou ameaçar o tempo todo) é a maneira mais rápida de eliminar o investimento dos jogadores e se você fizer isso com frequência, perde o impacto.

Portanto, a questão é como criar tensão e quando aliviá-la, porque é muito fácil que os jogadores saiam do assunto ou façam piadas, o que é uma forma de aliviar a tensão. Infelizmente, é mais uma arte do que uma ciência, e você precisa ser capaz de ler a situação, por assim dizer, e se ajustar de acordo.

O medo é uma ótima maneira de aumentar a tensão, e como Lovecraft afirmou: O maior medo é o medo do desconhecido. Afinal, não é a escuridão que nos apavora, mas sim o que pode estar escondido nela. Observe que eu disse “pode”, não que realmente tenha algo.

Não importa o quão chocante ou horripilante seja sua descrição de um monstro, ela nunca irá corresponder à imaginação crua de seus jogadores. Você quer pegar esse fator “desconhecido” e usá-lo para aumentar a tensão ao longo do tempo até atingir o pico. O que está fazendo esses barulhos no segundo andar? O vizinho do lado está realmente tramando algo nefasto? O que esse culto está tentando convocar? Que diabos acabou de arrancar minha perna? Etc. Quanto mais perguntas, melhor. Não deixe o acúmulo ultrapassar o limite, pois, como dito, muita tensão também é ruim e os jogadores vão tentar se livrar dela.

O pico de tensão

O pico de tensão ocorre quando o fator medo é tão alto que é quase palpável. Os personagens correm um risco real de morte ou consequências graves. É aquele momento em um filme ou jogo quando o protagonista está sendo perseguido por um maníaco com uma serra elétrica, ou um culto consegue seu ritual de invocação.

Por um breve momento, os jogadores perdem todas as esperanças e dão tudo de si para sobreviver. Personagens mortos colocam um fim abrupto à história, enquanto os personagens sobreviventes, marcados por suas desventuras anteriores são uma fonte contínua de investimento do jogador. Mais importante ainda, ele quebra o ciclo de tensão.

As mortes devem ocorrer com moderação para os personagens dos jogadores, se ocorrerem. Grande parte da arte do terror é fazer parecer que um personagem está prestes a morrer, mas sobreviver no último momento. Isso muitas vezes os deixará com uma perna quebrada ou um aliado falecido, etc. Uma consequência para lembrá-los daquele encontro horrível.

Depois de atingir seu pico, é crucial aliviar um pouco a tensão rapidamente ou ela se dissipará. A sensação de lutar ou fugir só deve permanecer até que seus jogadores se lembrem que estão sentados confortavelmente em uma sala iluminada, a salvo de perigos. Se olhar para qualquer filme de terror, videogame ou romance, verá esse padrão em todos os lugares.

Personagens humanos

Os jogadores precisam criar personagens muito humanos e relacionáveis com histórias e familiares / amigos e ter alguns ganchos para o mestre usar. A melhor maneira de fazer isso é usar um sistema que faça isso acontecer.

Afinal, é complicado gerar a atmosfera de terror quando você joga com um Meio Orc Bárbaro com 6 de inteligência e 20 de força. Aí é melhor colocar os jogadores no papel dos goblins no caminho dele.

Atmosfera

O mestre precisa manter a atmosfera sob controle. Leia um monólogo onisciente pré-escrito de algo que os personagens não estão cientes no início de cada sessão. A música é crucial para o humor e a atmosfera. Escolha algo melódico e sereno, ou ligeiramente perturbador ou triste.

Finalizando, mantenha o ritmo do horror

Uma campanha de horror é um dos melhores estilos de RPG, não é à toa que Chamado de Cthulhu é o segundo maior RPG do mundo. O grande segredo é manter a trama fluindo com altos e baixos de tensão.

E para os mestres que leram até aqui:

Construa tensão progressivamente, até chegar no pico. Depois alivie a pressão dos jogadores dando um tempo para eles respirarem, mas não muito e já comece a construir novamente. O clímax da aventura deve ocorrer no maior momento de tensão do jogo. Faça isso e veja jogadores suando frio, beirando o choro com o que pode acontecer.

Já jogou algum RPG de terror assustador? Me conte suas experiências nos comentários daqui e do meu perfil no Instagram.

Confira também: Essa técnica vai gerar muita IMERSÃO no RPG DE TERROR.

Aqui você confere o post, lá no Instagram:

Valeeu

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