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Como começar a mestrar RPG (Guia 2024)

como começar a mestrar rpg

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre um tema que gera muitas dúvidas: como começar a mestrar RPG.

Eu sei que essa é uma pergunta comum para quem está querendo iniciar, e por isso, trouxe três dicas principais para você começar a jogar RPG de forma mais fácil e rápida, e depois ir aprimorando com o tempo.

Meu nome é Luiz Oliveira, aqui do Rpgtips, e já sou mestre de RPG há mais de 10 anos. Produzi diversos conteúdos com dicas de RPG no Instagram, no perfil @rpgtips, se você quiser conferir mais dicas por lá.

Hoje, vamos abordar um tema extremamente relevante, pois precisamos de cada vez mais mestres de RPG no nosso hobby.

Para que uma mesa de RPG se forme, é necessário que um mestre se junte a alguns jogadores.

Esse é o formato mais comum de RPG. É claro que existem outras formas de jogar, como RPG solo ou com um mestre que não tem uma figura tão definida.

Mas por aqui, falamos especificamente do RPG que envolve a figura do mestre e dos jogadores participando da construção da história.

Se você é um mestre lendo esse artigo, saiba que este site e meu canal no youtube (https://www.youtube.com/@rpgtips_) é exclusivo para dicas sobre como mestrar melhor RPG, conduzir suas mesas, criar melhores histórias e cenários, tudo para você sempre melhorar.

Se você gosta desse conteúdo e quer começar a mestrar e continuar evoluindo, já se inscreve no canal para acompanhar os próximos vídeos.

Sistema e Cenário

Para começar, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que vai precisar de um sistema e de um cenário de jogo.

O sistema é um conjunto de regras que vai estar envolvido no seu jogo, enquanto o cenário é o mundo fictício onde a sua aventura vai acontecer.

Por exemplo, se você pegar o filme “Senhor dos Anéis”, o mundo do Senhor dos Anéis é o cenário.

Já o sistema de regras não precisa estar necessariamente atrelado ao cenário. Jogos famosos como Dungeons & Dragons e Pathfinder já trazem um sistema de regras embutido no próprio jogo.

Ao comprar o livro do jogador de D&D, você verá que ele vem com um cenário implícito, como o famoso Forgotten Realms.

Outros sistemas de RPG são mais separados, permitindo que você compre apenas as regras ou apenas o cenário.

Você também pode criar seu próprio cenário ou até mesmo seu próprio sistema de regras, se tiver esse ímpeto e quiser se aprofundar mais.

Para começar a mestrar, eu sugiro que você utilize um sistema e um cenário prontos.

Isso vai consumir menos energia e você não vai se sentir tão pressionado a criar tudo do zero, especialmente se ainda não tem certeza de como será a dinâmica com os jogadores.

Começar com um sistema simples, como Dungeons & Dragons 5ª edição, pode ser uma boa escolha. Leia as regras do jogo e estude o cenário para entender como ele funciona.

É importante que você conheça bem as regras do jogo e o cenário que vai utilizar.

Saber as regras de cabeça ou como consultá-las rapidamente durante o jogo é fundamental para tornar a experiência mais dinâmica, especialmente em situações de conflito, como combates ou interações sociais.

Preparação e Flexibilidade

Agora que você já tem um sistema e um cenário definidos, é hora de pensar no que os jogadores vão fazer durante o jogo. Isso é muito importante ao pensar como começar a mestrar RPG.

Você precisa ter uma ideia clara do tipo de aventura que deseja criar, seja uma fantasia medieval, um jogo de sci-fi, ou até mesmo um cenário de terror.

Lembre-se de que, ao mestrar, é importante ter um planejamento, mas também ser flexível.

Os jogadores podem tomar decisões inesperadas, e você deve estar preparado para adaptar a história conforme necessário. Isso torna a experiência mais rica e envolvente para todos.

Agora, vamos falar sobre o que os personagens vão fazer durante a aventura.

É aqui que entra o que chamamos de aventura, que é um conjunto de atos pelos quais os personagens vão passar.

Nesses atos, eles encontrarão conflitos e os resolverão até chegar ao clímax da aventura, onde tudo se resolve.

Em resumo, é uma pequena história, e no RPG, isso é fundamental, pois o jogo é sobre contar histórias.

Quando você começa a pensar na sua aventura, existem dois caminhos que você pode seguir: optar por uma aventura pronta ou criar uma do zero.

Para criar uma aventura de RPG do zero, você precisará entender alguns conceitos básicos, como a ordem das ações, como a história vai se desenrolar, quais conflitos existirão e qual será o impulso da narrativa.

Você também deve definir o ponto principal da história e como os protagonistas serão desafiados. Isso envolve um pouco de escrita criativa e conhecimento de narrativa.

Se você não tem essa bagagem, pode se sentir perdido ao criar sua própria aventura.

Nesse caso, pode ser mais fácil pegar uma aventura pronta ou usar um modelo de aventura para criar a sua.

Por exemplo, se você vai mestrar D&D, pode usar “A Mina Perdida de Phandelver”, que é uma aventura inicial.

Você pode até cortar algumas sidequests para encurtar a aventura, já que ela é um pouco longa para começar.

Essas aventuras prontas ajudam você a entender o sistema de regras do jogo específico.

Cada sistema tem suas particularidades, e é importante conhecê-las.

Por exemplo, “Ordem Paranormal” e “Call of Cthulhu” têm temas semelhantes, mas os sistemas de regras são totalmente diferentes. Portanto, escolha uma aventura ou crie a sua.

Ao construir sua aventura, pense em pontos onde os jogadores passarão e como a história se desenvolverá.

Por exemplo, em uma aventura com goblins, os personagens podem chegar a uma vila sendo saqueada.

O prefeito da vila pede ajuda, e os jogadores precisam investigar. Eles podem descobrir a base dos goblins, enfrentar o chefe deles e, ao derrotá-lo, descobrir que há um mago por trás de tudo.

Essa é uma estrutura básica de aventura.

Lembre-se de que, ao mestrar, você deve estar preparado para a flexibilidade. O que você planejou pode mudar durante o jogo.

Se os jogadores decidirem fazer algo inesperado, como procurar explosivos para invadir a base dos goblins, deixe que eles façam isso.

Isso pode tornar a história mais interessante e mostrar que as ações deles impactam o mundo.

Comunicação com o grupo faz parte de como começar a mestrar RPG

A comunicação clara com o seu grupo é o terceiro ponto, e é fundamental. O RPG é uma atividade social, e a comunicação é essencial para evitar problemas.

Você deve ter ideias claras e garantir que todos entendam o que está sendo discutido.

Isso inclui temas que podem ser abordados no jogo, como lidar com conflitos e o que fazer se alguém faltar à sessão.

Estabeleça algumas regras básicas para a mesa. O RPG é um hobby que pode ficar em segundo plano para muitos jogadores, então é importante que todos estejam comprometidos.

Explique que a primeira aventura será curta, com poucas sessões, e que é importante que todos compareçam. Isso ajuda a criar um compromisso entre os jogadores.

Após cada sessão, peça feedback dos jogadores. Isso permitirá que você faça ajustes e melhore a experiência para todos.

Se você estiver jogando com jogadores online que não conhece, essa pode ser uma boa oportunidade para testar suas habilidades de mestre e aprender com a experiência.

Lembre-se: o erro faz parte do aprendizado. Não tenha medo de errar, pois isso é normal. O importante é começar e se divertir nesse processo.

Faz parte do processo, e é normal que, ao jogar com estranhos, algumas sessões não funcionem como esperado. Mas não desanime! O importante é continuar sempre melhorando.

Conclusão sobre como começar a mestrar rpg

Então, vamos recapitular as três dicas essenciais que discutimos. A primeira é conhecer bem o sistema e o cenário do jogo que você vai mestrar.

Isso é fundamental para garantir uma dinâmica fluida na mesa. Além disso, se os jogadores forem iniciantes, como você, o processo de criação de fichas em sistemas como Dungeons & Dragons pode ser um pouco complicado.

Portanto, ter fichas prontas pode ser uma ótima maneira de economizar tempo e facilitar o início do jogo.

A segunda dica é ter uma boa preparação para a sua mesa. Conheça bem a sua aventura, entendendo os pontos principais, como o exemplo que dei da vila dos goblins e a base deles.

Mas lembre-se de manter a flexibilidade na sua preparação. Não tente deixar o jogo rígido conforme o que você planejou. Se os jogadores tiverem ideias interessantes, permita que elas aconteçam e veja as consequências que surgem.

Por fim, a comunicação com o grupo é extremamente importante. Alinhe algumas questões antes do jogo e continue ajustando durante as aventuras.

Deixe espaço para que os jogadores possam dar feedback. Isso funcionará como uma mini sessão zero, preparando o terreno antes do jogo começar.

Espero que você tenha entendido bm como começar a mestrar RPG e claro, a melhor forma de começar é montar um grupo e jogar e com o tempo você vai aprendendo mais.

Se você está interessado em continuar aprendendo sobre esse assunto para a sua primeira sessão, vou deixar alguns artigos aqui abaixo para você continuar lendo e adquirir mais conhecimento.

Isso certamente te ajudará bastante a começar sua sessão com confiança.

Te vejo no próximo vídeo e lembre-se: jogue bem para jogar sempre!

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