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Desapegue do worldbuilding rpg ainda hoje

worldbuilding rpg

O worldbuilding rpg faz parte do cenário do rpg de mesa. Um RPG tradicional é formado pela relação de 3 frentes: Sistema + Cenário + Interação social. Só cenário nós temos um teatro de improviso, só sistema vira um jogo de tabuleiro e só interação social o RPG vira só um rolê. Ele precisa das 3 para funcionar com harmonia.

Quando pensamos na criação de cenário no RPG de mesa (ou worldbuilding rpg) e o porquê você deve se desapegar dele, muitas vezes o que nos vem em mente é a criação do mundo, do inglês worldbuilding.

Pensar nisso traz a ideia do mestre do jogo passando horas e horas escrevendo e/ou estudando o mundo onde aquele jogo irá se passar para só então o apresentar para os jogadores durante o jogo.

Minha experiência com worldbuilding rpg

Eu mesmo durante muito tempo passei grandes períodos criando mundos de RPG, para somente vê-los serem deturpados ou ignorados durante o jogo.

Bom, é essa visão rancorosa que você tem quando investe muito na criação do ‘seu’ mundo e quer colocar os jogadores para descobrir as maravilhas que você criou. Desculpe te informar, mas não é bem assim que as coisas funcionam.

O worldbuilding no RPG não pode ser desvinculado das duas outras frentes, ou seja, do sistema e da interação do grupo, pois assim ele se torna um hobby independente e derivado do RPG, assim como a pintura de miniaturas ou a coleção de livros.

O que não tem nada de errado, desde que você tenha consciência disso e não crie expectativas dos jogadores pirarem com seu mundo e sigam tudo que você criou, lembrando que esse é um hobby próprio derivado do RPG e não vinculado a sua mesa.

Importância de desapegar do worldbuilding rpg

A construção do mundo tradicional é um momento individual, da pessoa com sua própria criatividade. Já a construção de uma aventura no RPG, que inclui o mundo, é uma atividade em conjunto com um grupo, que deriva totalmente das escolhas dos jogadores e das consequências de suas ações.

Logo, uma visão do worldbuilding como algo fixo e imutável pode ser na verdade uma grande fonte de frustração para nós mestres de RPG.

Isso porque é virtualmente impossível manter o mundo criado da forma que ele foi planejado, pois o que acontece durante as sessões irá transformar toda a realidade do cenário e isso é bom!

Uma nova visão de worldbuilding

Assim, eu quero te propor hoje que comece a pensar na criação do cenário do seu RPG não mais como algo individual ou como uma atribuição sua como mestre, mas algo que funciona em conjunto com o sistema escolhido e com a interação do grupo.

Claro que a história precisa começar de algum lugar e é normalmente isso que criamos, uma vila, uma taverna que seja, mas o restante deixe o mundo ser criado por conta própria durante o jogo e veja a maravilha que isso pode ser.

Vai te economizar trabalho, não vai te gerar frustração e ainda você contará com a mente poderosa dos jogadores para a construção do cenário que serão de vocês, muito foda.

Então na próxima vez que os jogadores chegarem em uma masmorra e um deles perguntar: “O que era aqui antes?” Faça o exercício de voltar a pergunta para ele:”Me diga você, o que era aqui antes?” e deixe a criatividade do próprio jogador dar vida e tom para aquele ambiente.

A grande verdade é que o worldbuilding no RPG é feito durante o jogo e não antes dele.

Jogue bem, para jogar sempre.

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