Fala, mestre, Luiz Oliveira aqui do RPGTips e hoje nós vamos falar um pouco sobre como mestrar RPG para iniciantes.
Mestrar RPG para iniciantes pode ser um desafio e tanto mesmo que você já seja um mestre veterano, porque existem algumas peculiaridades que você tem que trabalhar na hora de mestrar esse tipo de RPG e neste artigo vamos falar especificamente desse ponto, do que você precisa pensar na hora de mestrar RPG para iniciantes.
Mas se você ainda não me segue lá nas redes sociais @rpgtips em todas elas.
Agora também estou com um canal no Telegram, que você pode acessar clicando aqui.
No Telegram eu coloco dicas mais específicas ainda para quem quer ter jogos melhores, mestrar cada vez melhor.
Então, às vezes eu tenho alguma ideia, estudando alguma coisa, quando eu estou montando alguma campanha. Assim, eu gravo já na hora e posto lá, você pode ter acesso a esse conteúdo, digamos assim, mais cru, mais direto das minhas ideias postado lá no grupo, sempre com dicas de como mestrar e também algumas ideias de aventura, que eu acabo podendo postar lá também.
Sumário
Mestrar rpg para iniciantes porque todos já fomos iniciantes
Época boa começar no RPG, não sei como é que você está aí, o tempo que você já joga, eu já estou há mais de dez anos nessa jornada de RPG, dentre idas e vindas por conta da correria do dia a dia, mas todo mundo é iniciante em algum momento.
Normalmente, nós iniciamos como jogadores e muitas vezes é difícil já começar como mestre.
Geralmente, se é convidado para poder jogar em uma mesa e assim começamos a ter contato sobre o que é o RPG e essa primeiro impacto ele é de extrema importância para poder manter a pessoa no hobby.
Se a pessoa tiver uma má primeira impressão do hobby no primeiro jogo ela pode ter grande chance de não querer voltar a jogar e isso é muito ruim.
Queremos sempre ter bons jogos aqui para poder manter e expandir o hobby, fazer mais pessoas começarem a participar e você como mestre tem que estar sempre buscando desenvolver suas habilidades.
Portanto, com iniciantes existem algumas peculiaridades bem específicas que você tem que se atentar na hora de montar um jogo para poder apresentar o RPG para essas pessoas.
Isso porque como eu já disse em outros episódios e em textos também que eu já escrevi, o RPG tem se tornado cada vez mais popular e você como mestre vai sempre receber cada vez mais pedidos para explicar como é o RPG.
Na minha opinião, o melhor jeito de você apresentar o RPG para alguém é apresentar fazendo, ou seja, montar uma mesa de jogo para poder jogar e seguindo esses pontos que eu vou te falar aqui hoje com certeza você vai ter bastante sucesso nessa sua mesa inicial para jogadores iniciantes.
Mostre o que é o RPG jogando
A primeira coisa que você tem que ter em mente é que o melhor jeito de você falar sobre RPG para alguém que está iniciando é mostrar como funciona na prática.
Precisa nivelar os conceitos sobre o que é RPG? Confira esse Guia Básico.
Assim, você pode até tentar falar com a maior empolgação, que “o RPG é muito bom, você consegue interpretar papéis, consegue viver personagens de vários cenários, qualquer cenário que você quiser, seja do seu filme preferido, a sua série preferida, fazer um personagem voltado mais ali para um ladino, fazer um personagem investigador, um personagem no futuro, pode ser um piloto de aeronave, tudo!”.
Mas na realidade, você pode falar o tanto você quiser. A pessoa só vai ter a real experiência do RPG mesmo quando ela jogar.
Inclusive ela pode até emular um pouco ao assistir streams, mas a experiência real mesmo vai ser quando ela parar para poder jogar RPG e você como mestre tem esse grande potencial de disponibilizar esse tipo de experiência para essa pessoa que nunca teve contato ou teve pouco contato com RPG.
Mestrar RPG para iniciantes exige sessão simples
Quando você for montar um jogo para apresentar o RPG para iniciantes, a primeira coisa que você tem que pensar é que a sessão que esse jogador vai ter o primeiro contato tem que ser uma sessão bem simples.
Portanto, você não vai querer inovar muito ou expandir muito o horizonte do RPG de um jogador novato já de cara, porque isso pode ser bem traumatizante.
Já vi vários jogadores que perderam o interesse do RPG por conta disso, e depois você tem que recuperados, explicando que não é toda essa complexidade e irá te dar muito mais trabalho.
O RPG tem um histórico de ser um jogo complexo, com muitas regras e de difícil entrada.
Dessa forma, uma pessoa que está começando pode ficar perdida, porque tem que fazer ficha, fazer um monte de coisas, ler cenário, ler livro de regras, e lá na hora, tem que fazer ação, saber suas ações, jogar dados, somar coisas, etc.
Você já sabendo disso, quando for montar uma campanha para poder jogar a primeira vez, já tente chegar com uma sessão mais simples para não traumatizar as pessoas com esse tanto de informação.
Sessão curta e eficiente é o segredo ao mestrar rpg para iniciantes
O que eu sugiro é que você faça uma sessão mais ou menos de três a quatro horas e que essa sessão tenha poucas regras.
Tente ao máximo reduzir as regras do sistema que você vai utilizar.
Lembe-se de que esse jogador iniciante não sabe nada do RPG e de definições do tipo: O que é cenário? O que é sistema?
Ele não tem conhecimento desses conceitos, inclusive muito dos jogadores que não são mestres, não tem esse conceito porque eles não estão lá para isso, eles estão lá para aproveitar a experiência de participar do jogo de RPG.
Nós que somos mestres que devemos ter essa base teórica do que é o jogo, a divisão de cenários, cenas, tudo certinho, para assim conduzirmos jogos cada vez melhores.
Não se preocupe que eu vou te passando aqui todos esses conceitos com o tempo, caso você ainda esteja meio por fora, então não se esqueça de clicar aqui e entrar no meu canal do Telegram para não perder nenhum conteúdo.
Mas voltando, os jogadores só querem se divertir, passar bons momentos contando histórias e se entreter, já que é a grande chave de todo o processo do RPG é o entretenimento.
E você no papel de mestre, está lá para poder entregar esse tipo de coisa.
Enfim, não tente já mostrar muita coisa, porque se você já chegar entregando um PDF ou livro físico para o jogador ler que tem cem páginas, você começará mal já o processo de apresentar o RPG para esse grupo.
Ainda, se chegar para jogar e for montar ficha primeiro, espere por espantar esses jogadores de vez do hobby, logo se atente ao próximo ponto.
Use fichas prontas na primeira sessão de iniciantes
Outro recurso importante que você pode usar ainda relacionado a questão das fichas dos personagens é você até mesmo levar fichas já prontas para esses jogadores iniciantes.
Além de vocês ficarem ali alguns minutos, até quase uma hora, uma hora e pouco fazendo fichas, dependendo do sistema pode demorar bastante, você já leva a ficha pronta.
Dessa forma, você mostra algumas opções e fala para o jogador novato escolher entre elas. Com isso, a pessoa vê mais ou menos o que ela gosta escolhe.
E se você se deparar com o argumento “Mas não tinha como fazer quem eu quisesse?”. Nesse ponto, você deve dizer que tem como fazer quem você quer, mas como você está começando agora, vamos nesse mais simples aqui, escolha um desses aqui para você começar a conhecer e depois, mais para frente você faz um do seu gosto.
Assim, ela vai ter todos os recursos disponíveis já sem precisar calcular atributo, fazer um monte de coisa, distribuir pontos que as vezes pode ser bem cansativo e demorar para poder apresentar a essência do RPG que é a contação de histórias.
Eu sei que é muito bom montar a ficha, mas em um primeiro momento, ela sai um pouco da proposta, pois montar ficha é uma coisa muito mecânica.
Essa parte é uma etapa muito intrínseca dos RPGs mais voltados para mecânica, tipo um D&D da vida, até mesmo Chamado de Cthulhu, que usam bastante atributos para testes, o que é muito importante também.
Porém, quando você tem jogadores iniciantes, você vai querer trabalhar com coisas mais simples ou pegar um sistema mais simples.
Simplifique o sistema de regras
Vocẽ pode usar o Maze Rats, um Dungeon World mais reduzido ou você pode pegar um sistema que você já domina e separar uma parte dele para usar só partes específicas no seu jogo.
Você não deve usar muita coisa ou um cenário muito amplo.
Então, você pode pegar ou uma parte de cenário específico e o resto fazer na improvisação ou você já monta a sessão de um jeito que você não vai precisar usar regras muito avançadas como de mergulho, de escalada ou de cavar buracos, algo muito específico que não vem ao caso de usar naquele momento.
Portanto, é interessante você fazer essa campanha mais simples, de três a quatro horas.
Comece a sessão de jogo de forma bem impactante
Na primeira sessão com iniciantes, você tem que planejar para começar bem impactante, de forma a já colocar bastante tensão na aventura.
Isso vale para qualquer mesa de RPG, começar com bastante impacto, mas quando se está mestrando para iniciantes é bem mais importante isso para você já conseguir atrair a atenção da pessoa e colocar todo mundo imerso na mesa.
Comece com uma cena de alta tensão, pode ser até um combate mais simples ou senão algum evento com investigação, alguma coisa muito impactante que chame atenção e que gere muita tensão que com certeza você vai conseguir já puxar a imersão dos jogadores.
A imersão é o primeiro processo para você começar a gerar emoções e depois então atingir o ápice de entretenimento.
E durante toda a sessão você tem que focar mais na questão do social e da exploração e não tanto dos combates, nessa primeira sessão.
Eu falo isso porque combates no RPG podem ser muito demorados e podem exigir muitas habilidades dos jogadores de consultar fichas e também habilidades estratégicas que as vezes uma pessoa que está começando não tem ainda essa mente rápida poder pensar na hora o que vai acontecer.
Você pode até colocar um combate ou outro para mostrar como funciona, mas foque na interação social e na a exploração do mundo.
Chame os jogadores para a ação
Ao mestrar RPG para iniciantes, você tem que sempre se atentar em chamar os jogadores novatos para ação, porque muitas vezes eles podem ficar um pouco acuados por estar experimentando o RPG a primeira vez.
Sabe aquela famosa frase: “O que você faz?”, ela pode e deve ser usada mais vezes quando uma mesa é relacionada a iniciantes.
Assim, você tem que plotar uma cena que seja interessante e já chamar os jogadores novatos para eles poderem tomar decisões baseadas no que vou falar.
Agência e capacidade dos jogadores escolherem o que fazer.
É interessante você não deixar a agência tão aberta no primeiro momento.
No final desse artigo deixarei um material de referência para você saber um pouco mais sobre Agência no RPG, mas resumidamente é o quão livre os jogadores ficarão para tomar decisões no mundo do jogo.
Para jogadores iniciantes é importante você não deixar a agência tão aberta. O ideal é você colocar opções e deixar para eles escolherem uma delas.
Algo do tipo “vocês querem seguir pela porta X ou subir pela tubulação?”.
Não deixa a cena muito aberta, porque a cena muito aberta pode dar problemas os jogadores podem não ver nenhuma opção, ficarem confusos e perderem a imersão no jogo.
Isso vale para tudo dentro da história, desde a parte das cenas em si até a missão inteira da aventura, porque toda cena ela tem que ter um objetivo e com os jogadores iniciantes as vezes você tem que deixar esse objetivo um pouco mais claro.
Complete a história na mesma sessão de jogo
É bem interessante quando você estiver preparando a sessão para apresentar o RPG para iniciantes ou para jogadores que jogaram poucas vezes, que você faça o jogo na forma de oneshot ou do jogo uma sessão só, um RPG de uma sessão.
Dessa forma, você consegue mostrar todo o potencial de uma história e com certeza a imersão vai ser bem maior e as lembranças dos jogadores daquele aquele jogo irão ser muito mais proveitosas para você chamar eles para uma próxima sessão ou para que eles possam jogar RPG com outros mestres ou mesmo serem mestres daqui a um tempo.
ntão, tente sempre planejar uma aventura quando for mestrar para novatos que ela se termine que ela se complete na própria sessão que ela começou nessas três, quatro horas.
Por isso que você tem que manter as coisas simples, colocar um único objetivo, colocar poucas cenas e poucos lugares, porque assim você consegue terminar essa aventura naquela mesma sessão e quando você consegue isso você fecha todo o arco da história e os jogadores vão ficar muito impressionados com tudo que aconteceu.
E quando um jogador iniciante entra em uma mesa em andamento?
Uma dúvida comum nesse ponto que sempre chega é: E se chegar um iniciante em uma mesa onde já está rolando o jogo?
Isso porque todos esses pontos que eu falei foram para quando os jogadores estão todos começando ao mesmo tempo. Não precisam ser todos novatos, mas a sessão está começando, então você tem que colocar todas essas características.
Mas e quando o grupo já está rodando e uma pessoa, por exemplo, precisou sair, liberou uma vaga e entrou um novato no lugar. Como proceder?
Quando isso ocorre eu sugiro que você faça uma sessão a parte, uma missão secundária com o grupo para poder introduzir esse novo jogador, tanto no RPG quanto no grupo.
É importante você avisar também outros membros se nesse caso que esse jogador novo é novo, antes não na frente dele, né? Mas antes avisar que o jogador é novo, tal, que você vai fazer uma cena, mas assim poder introduzir ele no jogo e com certeza ele vai ter bastante proveito.
Conclusão sobre mestrar rpg para iniciantes
Os pontos que você leu nesse artigo são de extrema importância e você não vê eles muito descritos em livros de regras para mestres.
Com certeza se você aplicar vai ajudar bastante você a manter novos jogadores no hobby e com isso você ajuda a comunidade de RPG brasileira a se tornar cada vez maior.
Não esqueça de conferir o meu canal no Telegram, clicando no link abaixo:
Jogue bem, para jogar sempre.
https://www.instagram.com/p/CSPazTNLSHV/
Podcast sobre Agência do Mestre Pedrok: https://www.youtube.com/watch?v=9ZzP34nvvwc
Faz um tempo que jogo rpg mas recentemente fiquei interessada em mestrar e adorei suas dicas, muito bom mesmo. Obrigada ❤️
valeu!
Eu tenho uma pergunta.
Como é decidido o valor que o personagem tem que fazer pra ele conseguir executar uma ação?
O mestre decide?
Isso depende do sistema que você escolher para jogar. Em Dungeons and Dragons (D&D), por exemplo, é o mestre que decide, aí o jogador rola 1d20 + um modificador que faça sentido e se o valor sair maior ou igual do que a dificuldade ele consegue. Outros sistemas tem valores pré-definidos, como em Chamado de Cthulhu, que o personagem tem um valor fixo na perícia, 60 em história, por exemplo, ele rola então 1d100 e precisa tirar valor igual ou menor que 60 para passar no teste.
achei muito interessante! comecei a mestrar uma mesa agora, e estava meio perdido
me ajudou bastante
legal! obrigado pelo feedback